Backups do WhatsApp já contam para o espaço na conta Google

Desde 2018, as cópias de segurança do WhatsApp para o Google Drive no Android não são contabilizadas na quota de armazenamento da sua conta. Dada a popularidade do WhatsApp, este armazenamento gratuito tem sido útil, especialmente porque a Google tem mantido o seu nível de armazenamento gratuito inalterado em 15GB há anos. No entanto em novembro de 2023, a Meta anunciou que, a partir do início de 2024, as cópias de segurança do WhatsApp passariam a contar para o armazenamento do Drive. Esse momento chegou. Assim os backups do WhatsApp já contam para o espaço na conta Google. Pelo menos para alguns.

Backups do WhatsApp já contam para o espaço na conta Google

A mudança está a chegar ao canal estável do WhatsApp. Tecnicamente devia aparecer um banner a avisar. No entanto a verdade é que para algumas pessoas já está a contar e sem aviso prévio. Pelo menos nos últimos dias.

As cópias de segurança no WhatsApp são uma coisa que ocupa muito espaço. Isto porque para além de serem guardadas conversas, vão também à boleia os ficheiros multimédia que recebemos. Como resultado disto alguns backups podem ter mais de 10GB. Ora se juntarmos isto ao espaço ocupado pelo Gmail e pelo Google Fotos, já para não falar do Google Drive, na sua conta Google verá que não sobra nada. O resultado é que vai ter de começar a pagar uma subscrição mensal.

WhatsApp conversas secretas, WhatsApp duas atualizações, função do WhatsApp, esconder conversas trancadas no WhatsApp, Canais do WhatsApp, melhorar a qualidade do áudio no WhatsApp, novidades do WhatsApp, partilhar imagens em alta resolução no WhatsApp, WhatsApp conversas com números desconhecidos, continuar a utilizar o WhatsApp

Cada conta Google vem com 15 GB de armazenamento gratuito partilhado entre o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos, como referi acima. Se faz regularmente cópias de segurança dos dados no seu telefone ou tem a cópia de segurança automática ativada, é provável que já tenha utilizado uma parte desse armazenamento gratuito.

Para verificar a quantidade de armazenamento que lhe resta, abra a aplicação Google Drive no seu telefone e toque no menu de três linhas. Se tiver utilizado mais de 75% do armazenamento total, recomendamos que faça já algumas alterações.

Tenha em atenção algumas coisas que pode fazer para não pagar armazenamento extra.

Exclua vídeos das cópias de segurança

Os vídeos ocupam muito espaço, muito mais do que imagens e texto combinados. Por isso, para evitar encher o seu armazenamento do Google Drive após o prazo, pode desativar a opção Incluir vídeos no menu de cópia de segurança.

Liberte espaço de armazenamento na sua conta Google

Se a sua conta Google já não tem muito espaço de armazenamento, está na altura de eliminar algumas coisas. É provável que a maior parte do armazenamento no seu Google Drive esteja a ser ocupado pelo Google Fotos, por isso comece por aí. Abra a aplicação Google Fotos, toque na sua imagem de perfil e toque em Armazenamento da conta.

Aqui, verá as suas fotografias e vídeos divididos em categorias como Fotografias e vídeos grandes, Fotografias desfocadas e Capturas de ecrã. Também poderá ver a quantidade de armazenamento que cada categoria está a ocupar. Reveja todas elas e elimine os ficheiros que já não são importantes para si. Isto foi algo de que falámos aqui e é realmente importante.

Faça uma cópia de segurança do seu WhatsApp antes que seja tarde demais
Se ainda não o fez, deve fazer imediatamente uma cópia de segurança das suas conversas do WhatsApp. A Google ainda não mencionou a data exata em que esta alteração entrará em vigor para todos os utilizadores do WhatsApp, por isso é mais sensato ser proativo para evitar perder as suas conversas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também