Caso não saiba, a base da atual revolução elétrica não está apenas focada na troca dos combustíveis fósseis pelas sempre complicados baterias. Todas as mudanças estão a acontecer porque o motor elétrico é extremamente mais eficiente relativamente a um qualquer outro motor a combustão. Tem a noção de quanto?
Pois bem, um automóvel com um motor térmico, seja ele a Gasolina ou a Gasóleo, apenas consegue chegar aos 20% de aproveitamente energético. Entretanto, um motor elétrico é capaz de aproveitar perto de 90% da energia armazenada na bateria. Porém, estes 90% sabem agora a pouco, visto que a nova geração de motores elétricos vai ser capaz de retirar um pouco mais de sumo a cada percentagem de bateria nos novos automóveis elétricos.
Motores elétricos vão ficar (ainda) mais eficientes!
Portanto, caso não tenha estado atento, na CES 2024 tivemos a apresentação de três novos propulsores que têm algo em comum. Ou seja, além de mais eficientes no consumo de energia, não precisam de tantos materiais raros, duram mais tempo, são mais leves, mais compactos, e são também alvo de manutenções menos complexas. Tudo coisas boas!
Um excelente exemplo está no novo motor da Magna, capaz de chegar aos 93% de eficiência energética, isto enquanto ficou significativamente menor, e pesa agora apenas 75kg.
Além deste, podemos também olhar para o Motor Síncrono Indutivo da Rotor que é capaz de chegar a uns incríveis 98% de eficiência energética. Bem como para a alternativa da ZF que em vez de contar com imans, usa bobinas para diminuir o uso de materiais raros e caros.
Em suma, a aposta no carro elétrico é tão grande e interessante, que o foco não está apenas em conseguir produzir baterias mais pequenas, mais leves, mais baratas, e com maiores capacidades de armazenamento. Está também em simplificar e melhorar todo o “Pacote”.
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