A Apple anunciou que está a fazer várias alterações ao seu ecossistema de software para cumprir a Lei dos Mercados Digitais na UE. Uma dessas alterações é que o iOS passará a permitir motores de navegação alternativos. Ou seja, permitindo que os utilizadores do iOS utilizem o Chrome e o Firefox que merece nos seus iPhones. Mas, tal como acontece com as restantes alterações anunciadas, esta só se aplicará aos utilizadores de iOS na União Europeia, enquanto o resto do mundo terá de continuar a contentar-se com o Webkit e o Safari.
iOS terá o Chrome e o Firefox que merece mas só para alguns!
Esta é uma mudança significativa na forma como os browsers funcionam no iOS. Historicamente, a Apple tem restringido todos os browsers à utilização do seu motor de navegação WebKit. O WebKit está presente no Safari, mas também no Chrome, Firefox e em todas as outras aplicações de navegação no iOS. Fora do iOS, como no Android e nos computadores de secretária, o Chrome é alimentado pelo Chromium, enquanto o Mozilla Firefox é executado no Gecko. As funcionalidades que adoramos no Android e no computador nestes browsers estão ausentes nas suas versões para iOS, principalmente porque o WebKit não suporta essas funcionalidades.
Com o iOS 17.4, a Apple permitirá que os programadores utilizem motores de navegação diferentes do WebKit.
Esta alteração aplica-se tanto a aplicações de browser como a aplicações com experiências de navegação in-app. A Apple avisa que os motores de navegação alternativos podem afetar negativamente a experiência do utilizador, incluindo impactos no desempenho do sistema e na duração da bateria. Os programadores que pretendam criar motores de navegação alternativos terão de ser autorizados pela Apple a mudar de motor depois de cumprirem critérios específicos e de se comprometerem com várias medidas de privacidade e segurança. Uma vez aprovados, eles terão acesso a recursos como Passkeys e multiprocessamento.
Claro que esta mudança de atitude da Apple só acontece por pressão da legislação e não por vontade própria da empresa. Como resultado, esta mudança só se aplica à União Europeia, onde a Apple está a ser forçada a fazer isto. As contas pertencentes a utilizadores que residam na UE receberão estes novos motores, mesmo quando estiverem a viajar. Noutros locais, como nos EUA, todos os navegadores Web do iOS continuarão a utilizar o WebKit até que a legislação os obrigue a abrir também. Talvez isso deva acontecer em breve? Isto dá que pensar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!