O mundo dos smartphones está obviamente cheio de fabricantes diferentes, conta com 2 ecossistemas robustos, e até tem alternativas para todos os gostos, feitios e carteiras. Porém, apesar de todas as fabricantes e potencial rivalidade dentro do mercado, a realidade é que tudo se sente altamente estagnado.
É algo que levanta uma série de questões!
Smartphones: Vale a pena lançar uma nova versão todos os anos?
Portanto, numa altura em que os novos iPhone 15 são uma melhoria muito ligeira face aos iPhone 14 do ano anterior, e na verdade, a gama iPhone 14 já foi uma melhoria muito ligeira face à gama iPhone 13.
Algo que muito curiosamente também acontece no lado da maior rival da Apple (Samsung), que acabou de lançar os seus novos Galaxy S24, que são uma melhoria muito ligeira face aos Galaxy S23 do ano passado, que por sua vez já eram uma evolução dos Galaxy S22.
- (Mini-Comparação) S23 Ultra vs S24 Ultra: Afinal o que mudou?
- Galaxy S24 Ultra: Já temos o topo de gama mais desejado na mão!
Acredito muito honestamente que começa a ser necessário perguntar se faz algum sentido andar a lançar smartphones topo de gama todos os anos, quando estes não apresentam melhorias significativas, e talvez pior que isto, estão cada vez mais caros.
Smartphones todos os anos, quase sempre iguais e mais caros! Porquê!?
É uma questão muito pertinente e interessante nesta altura do campeonato, porque as fabricantes estão cada vez mais atentas ao suporte prolongado, como é o caso da Apple que dá sempre 5~6 anos de suporte aos seus iPhone, e é mais recentemente o caso da Google, Samsung e Xiaomi, todas elas prontas a garantir 6~7 anos de atualizações de software atempadas e cheias de funcionalidades para os seus modelos mais recentes e mais caros.
Afinal, se é assim tão complicado desenvolver um smartphone realmente interessante em apenas 1 ano, e se os modelos mais recentes são poderosos o suficiente para aguentar tantos anos nas mãos dos utilizadores.
Não faria mais sentido apostar em lançamentos diferenciados, e mais afastados?
Ou será que isto rebentava com a indústria no mesmo ano em que fosse implementado?
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!