A próxima geração do Wear OS está a chegar possivelmente já este ano. Isto com a Samsung e a Google a prepararem uma atualização do Wear OS 5 baseada no Android 14. Até recentemente, as principais atualizações do Wear OS eram poucas e distantes entre si. O Wear OS 2.2 baseado no Android 9 chegou em 2018. Para além de algumas adições de funcionalidades como os Mosaicos, permaneceu relativamente inalterado durante alguns anos.
Wear OS 5 baseado no Android 14 já está em preparação!
O lançamento em 2021 do Wear OS 3, baseado no Android 11, iniciou uma nova era para os smartwatches construídos com o software da Google, começando com a gama Galaxy Watch 4. No ano seguinte, o Google lançou seu primeiro Pixel Watch, que introduziu o Wear OS 3.5 com suporte para Fitbit e uma experiência reformulada do Google Assistant. Mais recentemente, o Galaxy Watch 6 de 2023 estreou o Wear OS 4. Assim trouxe o Android 13, capacidades de backup e uma série de melhorias para os relógios suportados.
De acordo com informações divulgadas pelo 9to5Google, a Samsung está a trabalhar ativamente para oferecer suporte a uma versão do Android 14. Isto para seu chip Galaxy Watch 7 de próxima geração (Exynos 5535, conforme relatado na semana passada). Em vários locais, esta versão é referida como “Wear OS 5”.
A julgar pelos últimos anos, é provável que a série Galaxy Watch 7 deste verão seja o local de estreia do Wear OS 5. Deve seguir-se no outono pelo Pixel Watch 3, que pode vir em dois tamanhos.
Não foram partilhados detalhes significativos sobre o que esperar da atualização
Em termos gerais, resta saber se o Wear OS 5 apresenta alterações visíveis no exterior, uma vez que o salto da versão 3.5 para a 4.0 pode passar quase despercebido.
O que é notável é o momento em que o Wear OS 5 aparece. Nos últimos anos, o Wear OS tem geralmente saltado as versões do Android, recebendo as versões 9, 11 e 13. No entanto, ao preparar o Android 14 para relógios, parece que a Google está a tentar dar aos wearables um ciclo de atualização anual que rivaliza com os smartphones.
A Android TV também chegou com base num calendário anual, com a Google a lançar uma versão inicial do Android TV 14 Beta no verão passado.
Por outro lado a Google tem vindo a eliminar gradualmente as capacidades do Wear OS 2. Isto com os relógios mais antigos a perderem o acesso ao Assistente da Google e ao Google Notícias nos últimos meses. Entretanto deve ajudar a levar as pessoas a comprar um smartwatch mais moderno, permitindo que os programadores de aplicações se concentrem no suporte das versões mais recentes do Wear OS.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!