O líquido de refrigeração do radiador do seu automóvel não é um líquido eterno. Os fluidos consumíveis, como o óleo do motor, a transmissão automática e o líquido dos travões, precisam de ser substituídos periodicamente para manter o seu veículo a funcionar de forma fiável e sem problemas. Além disso, o líquido de refrigeração do radiador precisa de ser lavado e reabastecido regularmente para evitar a corrosão interna, o sobreaquecimento e outros problemas em condições de frio extremo. Ora isto leva-nos a uma questão importante. Quando tem de mudar o líquido de refrigeração do seu automóvel?
Quando tem de mudar o líquido de refrigeração do seu automóvel?
O termo “líquido de refrigeração” é um termo impróprio. Mais do que ajudar a manter o motor frio, o líquido de refrigeração no interior do radiador lubrifica as peças móveis internas para manter a corrosão sob controlo. Contém anticongelante e outros aditivos para manter um sistema de refrigeração saudável e evitar que o líquido endureça em climas gelados.
Por último, o líquido de refrigeração tem um ponto de ebulição mais elevado do que a água, oferecendo propriedades de lubrificação e refrigeração superiores para proteger melhor o motor em cenários de condução extremos, como o trânsito de para-arranca. Inspecionar o nível do líquido de refrigeração do reservatório semanalmente ou antes de fazer uma viagem longa é uma boa prática. A perda excessiva de líquido de refrigeração leva a um sobreaquecimento súbito. Assim pode danificar o motor e o sistema de refrigeração, levando a faturas de reparação dispendiosas.
Quando mudar
Não se trata apenas de uma questão de quando mudar o líquido de refrigeração. É fundamental selecionar o líquido de refrigeração correto para o seu automóvel. O problema é que existem muitos tipos de líquidos de arrefecimento ou anticongelantes, e o líquido apresenta-se em muitas cores, o que torna duplamente difícil para os consumidores escolherem o mais correto. Pode eliminar o trabalho de adivinhação consultando o manual do proprietário.
Os veículos mais antigos podem necessitar de um líquido de arrefecimento IAT (Inorganic Additive Technology) verde. Em contrapartida, outros precisam de OAT (Tecnologia de Ácido Orgânico) ou HOAT (Tecnologia de Ácido Orgânico Híbrido) que vêm em vermelho, rosa, roxo, amarelo ou outras cores. A utilização do líquido de refrigeração incorreto pode provocar corrosão prematura e propriedades anticongelantes medíocres.
A Toyota e a Honda recomendam a substituição do líquido de arrefecimento de dois em dois anos ou 48 mil kms. No entanto vale a pena verificar o estado do líquido pelo menos a cada 24 mil kms. Não irá danificar o motor e o radiador se lavar e substituir o líquido de refrigeração antes do intervalo de manutenção recomendado. No entanto, manter o anticongelante contaminado a circular no interior do motor irá, sem dúvida, causar problemas a longo prazo.
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