Como já deve ter visto nas notícias ou nas redes sociais, a mobilidade elétrica parece estar a recuar no mundo do aluguer de automóveis. O exemplo da Hertz é claro, com a gigantes do aluguer a afirmar que os clientes preferem veíuclos a gasolina ou a gasóleo por estes serem mais simples, mais baratos, isto sem nunca esquecer que os custos de aquisição e manutenção são mais altos nos veículos elétricos.
Isto significa que a Revolução Elétrica não resulta? Nem por isso. O carro elétrico nunca foi pensado como um “carro para todos” ou para “todos os casos de uso”.
Mobilidade Elétrica não é para todos? Empresas estão a recuar!
Portanto, quais são as grandes razões para os clientes não quererem carros elétricos quando chega a altura de alugar um veículo? Bem, se for pensar de forma sério, é muito fácil perceber!
Um carro elétrico é hoje em dia um carro mais caro, mais premium, e por isso, geralmente é também um carro mais caro de alugar. Além disso, implica uma autonomia mais curta, e por isso mesmo a quase obrigatoriedade de carregar este mesmo veículo durante o período de aluguer.
Como deve saber, carregar um carro elétrico não é ainda tão simples quanto é meter gasolina ou gasóleo num carro a combustão. Por isso, os clientes acabam por tentar fugir dos tempos de espera, dos postos avariados, e talvez mais importante que isso, dos custos de carregamento. Afinal, carregar na rede pública é muito mais caro do que carregar em casa, quase não existindo uma vantagem real face à gasolina ou gasóleo.
Em suma, alugar um carro elétrico é mais caro, a autonomia é mais reduzida, implica carregar num sistema que não é assim tão complexo quanto isso, mas que ainda poucos condutores conhecem, e isto sem nunca esquecer que carregar um carro elétrico pode até vir a ser mais caro que meter gasolina ou gasóleo.
Para este tipo de empresa, um carro elétrico não é viável a longo prazo! Já para si… Bem… Depende! Tem sítio para carregar em casa? Já tem uma grande vantagem e uma grande potencial poupança no seu futuro. Mas, lembre-se, cada caso é um caso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!