Intel quer acabar com o Hyper-Threading já na próxima geração!

Como seria de esperar, a Intel está neste momento a preparar a sua próxima geração de processadores para computadores Desktop e Portáteis, a geração Intel Core 15000, que deverá ser liderada pela plataforma Arrow Lake-S. Porém, um recente ‘leak’ de informação vindo diretamente da Intel vem agora demonstrar uma mudança na forma de fazer as coisas que pode trazer um forte impacto para o mundo da computação.

Afinal de contas, tudo indica que a Intel quer acabar o suporte à sua tecnologia HT (Hyper-Threading). O que é isto?

  • A tecnologia Intel Hyper-Threading é uma inovação de hardware que permite a execução de mais de um thread em cada núcleo, normalmente duas por núcleo físico. De forma muito resumida, mais threads significa (quase sempre) que mais trabalho pode ser feito em paralelo.

Mas… Porquê?

Intel quer acabar com o Hyper-Threading já na próxima geração!

Portanto, nova documentação da Intel chegou à Internet e parece querer transparecer que a tecnologia Hyper-Threading vai desaparecer dos processadores desktop Arrow Lake de 15ª geração.

Afinal, o documento lista os oito núcleos de desempenho sem nenhuma thread extra ativa a partir do SMT, o que na verdade até se vem alinhar com outros vários rumores de que a Intel pretende mesmo afastar-se do Hyperthread.

Qual é o impacto na performance?

Curiosamente… Não é o fim do mundo!

Sim, vai existir uma quebra de 10~15% em alguns casos de uso, normalmente em workloads específicas que necessitem de muitas threads e força de processamento pura e dura. Porém, noutros casos como é o do gaming, é até provável que a performance aumente um pouco, devido à dificuldade que os estúdios ainda apresentam em otimizar o seu código para vários núcleos e várias threads.

Aliás, é até possível que a Intel consiga oferecer uma melhoria de performance à volta dos 20~30% em jogos apenas e só a partir de melhorias arquitetónicas.

Mas é apenas uma remoção?

Não, existe a possibilidade de que o HT tradicional evolua para algo diferente como são as unidades alugáveis. Ou seja, uma nova abordagem mais bem pensada para as arquiteturas de núcleos híbridos. O que por sua vez deverá resultar num aumento de performance nas aplicações que tiram um maior partido dos E-cores.

De forma mais concreta, as Rentable Units são uma solução pseudo-multi-threaded mais eficiente. Tudo porque divide o primeiro thread de instruções de entrada em duas partições, atribuindo-as a diferentes núcleos com base na sua complexidade. As unidades alugáveis utilizarão temporizadores e contadores para medir a utilização dos núcleos P/E e enviarão partes do thread para cada núcleo para processamento.

É exatamente por isto que a memória cache deverá aumentar na nova geração, porque este tipo de processamento requer mais memória.

Porém, entre clocks mais altos, mais E-cores e várias actualizações de arquitetura de núcleos. As métricas de rendimento bruto podem não mudar muito sem o Hyper-Threading ativo.

 

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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