O seu automóvel faz ruídos estranhos ao virar? Leia isto!

O seu automóvel está a fazer ruídos estranhos ao virar? Se assim for, provavelmente está a sentir uma combinação de frustração, aborrecimento e medo. Mas, por muito tentador que seja abafar esses sons incómodos, os ruídos indesejados são muitas vezes a forma de o automóvel dizer ao condutor que algo está errado. Felizmente, um som estranho ao virar um automóvel é relativamente comum e fácil de diagnosticar. Há várias questões que podem causar este problema, mas, felizmente, a maioria delas é barata de resolver e requer o mínimo de equipamento e competências – embora, como tudo, haja excepções.

O seu automóvel faz ruídos estranhos ao virar? Leia isto!

Normalmente, os sons de rangidos ao virar devem-se a um problema com o sistema de direção assistida. Isto pode variar desde algo tão simples como pouco fluido de direção assistida até um problema grave como uma bomba de direção assistida avariada. Outras causas potenciais de sons de rangidos podem incluir componentes do sistema de suspensão danificados ou mesmo um conjunto de pneus novos.

mudar de pneus, sinais da direção do automóvel, ruídos estranhos ao virar

Uma das causas mais comuns de um rangido ao virar é a falta de fluido da direção assistida. Embora muitos veículos modernos utilizem sistemas de direção assistida eléctrica, muitos carros ainda possuem direção assistida hidráulica. Estes automóveis utilizam uma bomba e fluido hidráulico ou de direção assistida para ajudar os condutores a rodar o volante.

Sistemas de direção assistida hidráulica

Os sistemas de direção assistida hidráulica são fechados – o que significa que o nível do fluido não deve descer em circunstâncias normais – mas estão sujeitos a desgaste e não é invulgar um automóvel apresentar pequenas fugas de fluido ao longo do tempo. Se o nível do fluido da direção assistida descer demasiado, a bomba hidráulica da direção assistida não conseguirá pressurizar o sistema corretamente, causando potencialmente uma direção rígida e ruídos altos e agudos de guinchos ao virar o volante.

deixar o carro aquecer, ruídos estranhos ao virar

Normalmente, a resolução deste problema é tão simples como adicionar fluido novo ao reservatório. As fugas graves (ou seja, as que deixam poças debaixo do carro ou esvaziam o reservatório por completo) requerem atenção e reparação profissionais. Os condutores podem ignorar pequenas fugas durante curtos períodos de tempo, mas estas geralmente pioram com o tempo e requerem reparações futuras.

Fluido da direção assistida contaminado

Outro problema que normalmente leva a sons de rangidos ao virar é o fluido da direção assistida contaminado. Em média, os condutores devem substituir o fluido da direção assistida a cada 64 mil a 128 mil kms. Isto porque o fluido hidráulico se degrada com o tempo, enfraquecendo a sua capacidade de lubrificar e pressurizar o sistema de direção. Além disso, à medida que se move através do sistema, o fluido da direção assistida acumula sujidade, detritos e aparas de metal da bomba e de vários componentes.

Óleo sintético ou convencional, ruídos estranhos ao virar

Se os condutores não mudarem o fluido da direção assistida regularmente, o sistema pode perder a capacidade de funcionar corretamente. Isto pode resultar em problemas como um volante rígido, ruídos de guincho e até danos nos componentes do sistema de direção. M

As causas mais graves de ruídos de rangidos ao virar incluem componentes do sistema de suspensão ou de direção danificados. Estas peças podem falhar ao longo do tempo devido à idade, a danos provocados por uma colisão ou ao embate num buraco. O sistema de direção assistida não inclui apenas fluido hidráulico e uma bomba – inclui também uma cremalheira e um pinhão, tirantes e uma rede de mangueiras e sensores. Todos estes componentes estão sujeitos a desgaste ao longo do tempo, e os culpados comuns de sons de guinchos incluem mangueiras danificadas, tirantes gastos e uma bomba avariada.

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Componentes da suspensão

Os componentes da suspensão, como as juntas esféricas, os braços de controlo e os amortecedores, também podem falhar com o tempo. Quando estas peças se desgastam, é comum ouvir rangidos e sons de gemidos de um ou ambos os lados do veículo. As reparações para estes problemas variam de simples e baratas a altamente complexas e caras. Enquanto um tirante, uma junta esférica ou uma mangueira defeituosa são de reparação rápida e económica, uma cremalheira e um pinhão gastos requerem horas de reparação e até milhares de dólares em peças novas. Se suspeitar que o seu carro está a guinchar devido a um componente do sistema de suspensão ou direção danificado, deve visitar um mecânico de confiança.

Outra causa frequente de ruídos de rangidos ao virar são os pneus. Os pneus de um carro podem causar ruídos de rangido ao virar por várias razões. O culpado mais comum é o facto de os pneus de grandes dimensões roçarem nos componentes de acabamento do poço da roda. Muitas vezes, os proprietários de automóveis instalam pneus que são maiores do que as peças de stock que vieram no veículo. Se os pneus forem demasiado grandes, podem roçar nos guarda-lamas e noutros componentes quando o condutor vira o volante. Normalmente, esta situação pode ser resolvida removendo as peças desnecessárias, como os guarda-lamas, ou cortando o excesso de plástico do poço da roda.

Atenção aos pneus

Por último, os pneus podem estar a provocar ruídos de chiar devido à sua idade. Os pneus novos têm frequentemente uma película de cera ou um piso agressivo. Quando se roda o volante em determinadas superfícies, estes pneus podem fazer ruídos de chiar. Em alternativa, se os pneus forem extremamente velhos, estiverem com pressão insuficiente ou excessiva ou tiverem um desgaste irregular, podem estar a provocar sons estranhos ao rodar o volante. Assim estas são as condições mais prováveis para ruídos estranhos ao virar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também