Windows: não precisa de aplicações para reparar ficheiros!

Quando menos esperamos podemos depararmo-nos com um grande problema no nosso computador com sistema operativo Microsoft Windows. De facto, todos podemos estar à mercê de ficarmos com ficheiros corrompidos. Isto porque até uma falha de software pode levar a isto. No entanto não se preocupe porque na maioria das vezes é possível resolver com alguma facilidade. E tudo utilizando apenas as ferramentas que tem disponíveis no seu computador através da linha de comando do Windows. Ou seja não precisa de aplicações para reparar ficheiros.

Windows: reparar ficheiros através da linha de comando

A melhor forma de rapidamente verificarmos e corrigirmos eventuais ficheiros corrompidos é recorrermos a uma ferramenta incorporada chamada System File Checker para reparar os ficheiros avariados. O procedimento para executar esta ferramenta é o seguinte:

sfc /scannow

Para isso escreva na pesquisa linha de comandos. Depois escolha a opção Executar como administrador.

É que para executar este serviço é mesmo necessário ter este tipo de privilégios.

erro 0x80070426 no Windows Update, windows 11 preso reiniciar, Windows reparar ficheiros corrompidos, aplicações para reparar ficheiros Windows linha de comando

Depois na nova janela é só colocar o comando e esperar que o processo termine.

Dependendo do espaço ocupado e do tamanho do disco ele poderá levar mais ou menos tempo.

Quando o processo tiver terminado somos informados acerca do que foi reparado.

Pode executar outras tarefas enquanto o sistema verifica os dados. Depois de concluir o processo, reinicie o computador e tente atualizar o Windows novamente.

Entretanto se o problema não foi resolvido e pelo contrário, é ainda mais grave e está afetar inclusivamente ficheiros do Windows há outra forma de resolver.

Assim deve executar a verificação DISM para reparar quaisquer imagens do sistema corrompidas e restaurar os ficheiros do sistema. Assim volte à pesquisa e corra novamente a linha de comando com privilégios de administração.

No entanto agora deverá executar o comando:

Dism.exe /online /cleanup-image /scanhealth
Dism.exe /online /cleanup-image /restorehealth

Deverá também experimentar outra coisa.

Para isso, prima Win + S e escreva “Linha de comando”, mas não pressione Enter. Em vez disso, clique com o botão direito no resultado da pesquisa e selecione Executar como Administrador.

Uma vez aberto, escreva chkdsk /r [Letra da Unidade:]. à partida será c. Assim digite chkdsk /r c:

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também