O smartphone há muito que deixou de ser uma “coisa” barata, especialmente se tiver gostos mais refinados, ou níveis de exigência mais altos. Afinal de contas, se quiser um smartphone realmente de topo, vai ter de meter 1500€ em cima da mesa da loja mais próxima de sua casa, ou então, se quiser algo mais “exótico” como é um aparelho dobrável, poderá até ter de ultrapassar a quantia dos 2000€.
O que até é “mais ou menos” normal se formos analisar a coisa com olhos de ver. Afinal, o smartphone é hoje em dia o aparelho eletrónico mais importante das nossas vidas, sendo através desta pequena “coisa” que falamos com os nossos amigos, família ou colegas de trabalho, vemos filmes, séries, ou vídeos parvos nas redes sociais, jogamos, fazemos negócios, ou gastamos o nosso dinheiro em coisas quase sempre inúteis
A verdade é que podemos fazer tudo através deste pequeno aparelho, que hoje em dia é mais um computador do que um telemóvel propriamente dito. Porém, apesar de termos sempre isso em consideração, como em qualquer mercado, não pode valer tudo!
(Opinião) 1500€ pelo mesmo telemóvel todos os anos!?
Portanto, como dissemos nos artigos mencionados em cima, tanto a Apple como a Samsung andam a partilhar um tipo de estratégia que é interessante, faz sucesso, mas é extremamente aborrecido para os consumidores. É uma estratégia que até já começa a provocar alguma irritação e começa a levantar sérias dúvidas.
Afinal, na prática, temos o mesmo exato lançamento, ano após ano, ao mesmo exato preço, ou então com subidas que parecem pouco significativas ao longo de 12 meses, mas que começam a assustar qualquer tipo de consumidor quando se olha a médio-longo prazo (5~10 anos).
Sim, é verdade que esta estratégia consegue fazer sucesso! Basta olhar para aquilo que a Apple está a conseguir fazer com o seu iPhone, ou a Samsung também está agora a tentar fazer com a sua gama de aparelhos Galaxy S, especialmente os modelos Ultra.
Além disso, também é fácil perceber que um smartphone nos tempos que correm, apesar de ser um conceito ainda bastante recente (começou em 2007!), já está num ponto evolutivo em que já não há muito a fazer. Pode até parecer estranho, mas o smartphone moderno está muito perto da perfeição!
É exatamente por isso que o design é quase sempre uma evolução pouco significativa face ao aparelho do ano passado, com especificações sempre extremamente similares à exceção do SoC que apresenta quase sempre uma boa evolução anual, tudo isto num pacote que pouco ou nada irá mudar no lado da utilização real do dia-a-dia.
O que levanta uma questão… Estamos a pagar o quê?
Caso não saiba, quando vamos comprar um smartphone, o preço que está lá indicado não vem apenas do custo de produção do aparelho, ou seja, do preço de aquisição ou produção de cada componente que acaba por dar vida ao seu smartphone.
Além da “lista de materiais”, estamos também a pagar o tempo de desenvolvimento, o marketing feito pela empresa, bem como os custos de envio e distribuição para cada mercado.
Porém, quando se olha para o iPhone 15 Pro, ou para o mais recente Galaxy S24 Ultra, não existe como não questionar… Onde está o custo de desenvolvimento destes aparelhos?
O design exterior é o mesmo há 2 ou 3 gerações! Aliás, até o design interno do aparelho acaba por ser 95% similar, porque os componentes são quase sempre os mesmos.
Então, como é que ambos os topo de gama da Apple e Samsung custam 1500€ na sua versão base? Na verdade, enquanto a Apple equilibrou os preços com o iPhone 15, o S24 Ultra acabou por encarecer cerca de 50€!
Os consumidores precisam de questionar se vale mesmo a pena dar mais e mais dinheiro, ano após ano, quando existe tão pouco esforço. Sim, nós conseguirmos perceber o porquê de já não ser tão fácil inovar, mas, se não existe um esforço, estamos a pagar o quê?
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!