Google Maps já vai funcionar como deve ser dentro dos túneis

O inimigo número um do GPS e das aplicações de navegação podem ser os túneis. Quando se conduz através do que é basicamente uma gruta profunda, a localização nem sempre é exata até se chegar ao outro lado. No entanto, a Google pode ter encontrado a forma perfeita de manter a navegação viva dentro dos túneis, e está a chegar a uma aplicação do Google Maps perto de si.

Google Maps já vai funcionar como deve dentro dos túneis

O Google Maps lançou a capacidade de manter a conetividade do Maps em túneis. Como, exatamente? Utilizando beacons Bluetooth. Esta opção, que está desativada por defeito, permite que os telemóveis Android se liguem a beacons instalados nos túneis das principais cidades, garantindo que os utilizadores recebem informações cruciais, como saídas no túnel e alertas de acidentes. A funcionalidade já está disponível no Waze há algum tempo, e a empresa está agora a dar o passo para a lançar também no Maps. Não se sabe bem porque é que não estava disponível em ambas as aplicações, uma vez que não se trata de uma funcionalidade “nova”, mas agora está disponível.

Google Maps melhorar Natal, Google Maps novas funções, Google maps poupar dinheiro, perigo no Google Maps

Como mencionámos, esta funcionalidade baseia-se em beacons Bluetooth em túneis de cidades globais como Nova Iorque, Chicago, Paris, Rio, Bruxelas, Oslo, Sydney, Boston e Cidade do México. No entanto, há um grande senão: a funcionalidade depende da existência destes sinalizadores Bluetooth, que não existem em muitos túneis do mundo. Se um túnel que atravessar não tiver estes beacons Bluetooth, funcionará exatamente da mesma forma. A informação flui unidireccionalmente, dos beacons para os smartphones, pelo que não constituem um problema de privacidade. Os próprios beacons consistem em controladores básicos alimentados por bateria, empregando tecnologia Bluetooth de baixo consumo.

A funcionalidade é exclusiva do Google Maps no Android, deixando os utilizadores do iPhone sem acesso (e presumivelmente perdidos nos túneis), pelo menos por enquanto.

Entretanto para ativar os beacons Bluetooth para navegação, os utilizadores do Android podem navegar para Definições > Navegação e, em seguida, aceder à secção “Opções de condução” para ativar a opção “beacons de túnel Bluetooth”. Assim poderá ter de atualizar a aplicação antes de ver a nova funcionalidade em ação. Se o próximo túnel que atravessar tiver sinalizadores Bluetooth, a sua experiência no Google Maps não será interrompida.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também