Apesar das poucas mudanças estéticas nos novos Galaxy S24, é inegável que estes são os melhores smartphones de sempre da gigante Sul Coreana Samsung, discutivelmente, com todas as novas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, sejam estas realmente transformativas ou não, até podem ser os melhores telemóveis do mercado.
Mas… Com tanta conversa de IA, ainda ninguém pensou que no futuro esta pode vir a ter de ser paga. Aliás, a própria Samsung deixou a dica no lançamento dos Galaxy S24!
IA vai transformar o smartphone em 2024! Mas… e se deixar de ser grátis?
Portanto, como já dissemos no passado, toda a computação IA que estamos a ver a chegar ao mercado, apesar de toda a conversa à volta dos SoC, memória RAM e mais concretamente dos NPU, não é na verdade feita no seu smartphone… É feita na Nuvem!
O que significa isto? Bem, a grande maioria do processamento é feito em servidores gigantescos, normalmente da Microsoft (Azure), Amazon (Web Services) ou Google (GCP). No caso da Samsung, tudo indica que as grandes novidades IA foram desenvolvidas em conjunto com a Google, e por isso, são processadas nos servidores da gigante da pesquisa.
Porém, todo este processamento tem um custo, que por enquanto é “nulo” para o consumidor. Mas… Em 2025… Isto pode vir a mudar!
Afinal de contas, o sistema de inteligência artificial Galaxy AI pode ter um pagamento envovlido já na próxima geração. Como? A partir de um aumento de preço nos smartphones, ou através de uma subscrição mensal.
É a própria Samsung a mencionar esse possível futuro, ao dizer em rodapé que as funcionalidades Galaxy AI são gratuitas nos Galaxy S24 até pelo menos 2025.
Vai pagar para ter Inteligência Artificial no seu smartphone?
É uma questão que provavelmente vai dar muito que falar nos próximos tempos. Especialmente porque ainda nenhuma fabricante deu esse passo, e isto pode acabar por meter uma má imagem em cima da Samsung, ou qualquer outra marca que opte por esse caminho.
Afinal, no caso da Google, ficou aparente que o “preço do IA” estava no preço final de cada aparelho. Entretanto, no caso da Samsung, parece que não… Que por enquanto é uma borla.
Ainda é cedo!
Apesar das potencialidades do IA no smartphone, a realidade é que o impacto atual é quase nulo, e muito dificilmente vai servir como fator de decisão entre um Galaxy S24 e um iPhone 15 Pro, por exemplo.
Mas… Daqui a 1 ou 2 anos? Com mais funcionalidades, potencialmente muito mais poderosas e interessantes que estas? A conversa pode mudar!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!