(Mini-Review) Redmi Note 13 Pro+: Sem palavras!

A Xiaomi, apesar de já estar na “berra” há muitos anos, é na realidade uma marca ainda muito jovem, especialmente no mercado Europeu. Por isso, de vez em quando vemos alguns erros a serem cometidos, como na minha opinião foi o que aconteceu no passado com a gama média Redmi Note 12.

Porém, ao ser muito jovem, é também uma empresa com uma maneira de ser bastante diferente face a uma Apple ou Samsung. Ou seja, a Xiaomi percebeu que tentou crescer de forma demasiado rápida, assumiu o erro, e bem… Acho que estamos perante o melhor lançamento de sempre na gama média Android.

Estamos afinal a falar da chegada de uma gama de aparelhos composta por 5 versões, que vai desde os 239€ aos 549€. Parece um intervalo grande? É! Porém, todos os Redmi Note 13 de 2024, mesmo os mais baratos, parecem um aparelho topo de gama.

Sabe porquê? Porque além de acertar nos preços, a Xiaomi basicamente duplicou muitas das especificações técnicas de todos aparelhos que dão vida a esta gama.

Sendo exatamente por isso que não acredito que a Xiaomi tenha rival nesta gama de preços.

Mas, apesar de tudo isto ser verdade, é inegável que Xiaomi caprichou como nunca no topo de gama desta gama tradicionalmente sempre tão mediana. Afinal de contas, o Redmi Note 13 Pro+ é um aparelho topo de gama mascarado de gama média.

(Mini-Review) Redmi Note 13 Pro+: Sem palavras!

Portanto, ainda só tenho o Redmi Note 13 Pro+ nas minhas mãos há qualquer coisa como 36 horas, e como tal, ainda é muito cedo para fazer uma review detalhada e assertiva. Mas, daquilo que já tive a oportunidade de usar e aproveitar, este smartphone vai com toda a certeza ter um profundo impacto no ecossistema Android.

Afinal de contas, estamos a falar de um aparelho de gama média, que chega ao mercado com o mesmo exato preço do Xiaomi 13T que por sua vez nem está no mercado há assim tanto tempo quanto isso. Sabe o que é curioso? É que apesar de ser um aparelho de gama média, este Redmi fica acima do Xiaomi em alguns pontos importantes.

Afinal, temos um ecrã mais brilhante, um SoC equiparável, carregador de 120W na caixa, câmara principal de 200MP com OIS e imensa tecnologia inteligente para melhorar as capturas de foto, isto sem nunca esquecer os 12GB de memória RAM e 512GB de armazenamento interno.

É um aparelho que aparece no mercado na altura certa, com o design certo, e com o preço certo!

Especificações Técnicas:

  • SoC: MediaTek Dimensity 7200-Ultra
  • Ecrã: CrystalRes AMOLED de 6,67” // até 120Hz // 1800 nits // 2712 * 1220 (1.5K) // Corning Gorilla Glass Victus
  • Memória RAM: 12GB
  • Armazenamento: 512GB
  • Bateria: 5000mAh (120W – Carregador incluído na caixa) // Não tem carregamento sem fios
  • Câmaras:
    • Câmara principal de 200MP // f/1.65 // OIS
    • Câmara ultra grande angular de 8MP // f/2.2
    • Câmara macro de 2MP // f/2.4
    • Câmara frontal de 16MP
  • Tamanho e Peso: 161,4 mm x 74,2 mm x 8,9 mm // 204.5g
  • Cores: Midnight Black, Moonlight White, Aurora Purple

Design e Ecrã

Toda a gama Xiaomi Redmi Note 13 vem com uma linha de design muito similar entre si. Porém, é inegável que o modelo Pro+ tem mais atenção ao detalhe ao trazer um ecrã ligeiramente curvo, e na verdade, até ao toque parece ser um topo de gama a sério e não apenas “outro” Redmi. Sendo exatamente por isso que também é o único aparelho da gama com uma certificação contra pó e água IP68.

Entretanto, além da curvatura, estamos perante um ecrã AMOLED de 1,5K com 1800 nits de brilho máximo, capaz de chegar aos 120Hz sem grandes dificuldades.

Além de tudo isto, tem também certificações TÜV Rheinland Low Blue Light, Flicker Free e Circadian Friendly, e inclui várias funcionalidades de proteção ocular, como o modo de leitura. Outras atualizações incluem a primeira adição à série de um sensor de impressões digitais no ecrã.

Performance e Bateria

Neste sempre tão importante campo, a Xiaomi decidiu introduzir pela primeiras processadores de 4nm na sua gama média. Assim, o Redmi Note 13 Pro+ 5G traz um SoC MediaTek 7200-Ultra, bem como uma bateria de 5000mAh com suporte a carregamento de 120W. O que significa isto? Bem, carregar dos 0 aos 100% em menos de 19 minutos.

No que toca ao uso do dia-a-dia, apesar do facto de este não ser um processador de gama alta, é um SoC perfeitamente capaz de lhe garantir um uso sem limitações em tudo ou quase tudo.

Câmaras

Outro ponto de grande evolução para o topo de gama mascarado de gama média da Xiaomi. Ao fim e ao cabo, esta não é a primeira vez que a Xiaomi equipa os seus aparelhos Redmi com sensores cheios de megapiceis. Porém, é nestes aparelhos que finalmente vemos um aproveitamento a sério dos sensores que a Samsung anda a fornecer à sua por vezes rival, e por outras vezes parceira.

Dito isto, como uma imagem vale mais do que 1000 palavras, nada melhor do que dar uma vista de olhos a algumas das capturas que já fizemos.

Selfie Auto
Wide 0.6x
Zoom na foto de 200MP em cima. O detalhe que fica é incrível!

Fiz também um vídeo enquanto íamos a caminho do hotel, numa estrada com alguns solavancos. Fácil perceber que a estabilização ótica de imagem do novo Pro+ é mesmo qualquer coisa.

Bem como um vídeo dentro de um TukTuk, à noite, completamente aos solavancos, para perceber qual é a qualidade de captura real deste gama média.

Entretanto, ainda no tema da noite, temos mais três fotos noturnas.

Em movimento
Modo Noite

Conclusão

Em suma, até aqui, parece-me ser um dos smartphones mais interessantes do mercado para o ano de 2024. Sendo muito provavelmente um modelo que vai sair das lojas da Xiaomi como se fossem pãezinhos quentes acabadinhos de sair do forno.

Na realidade, para me conquistar em pleno, só ficou a faltar o carregamento sem fios. Talvez para o ano?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também