O que acontece ao seu computador quando falha a luz?

Com os portáteis não temos estes problemas. No entanto, com os computadores de secretária é diferente. Isto até porque a maioria das pessoas não os tem ligados a uma UPS. Posto isto, sabe o que acontece ao seu computador quando falha a luz? Desliga-se é a resposta mais óbvia mas há muito mais coisas a considerar.

O que acontece ao seu computador quando falha a luz?

A eletricidade que flui através da sua casa não é constante. As correntes elétricas podem mudar andando acima e abaixo do ideal. Este muito e pouco pode causar problemas.

PC, motherboard, RAM, memória, tomada computadores

Quando a energia desliga completamente, dá-se um apagão. Estes tendem a ocorrer devido a problemas fora do seu controlo (por exemplo, interrupções da central elétrica, linhas elétricas danificadas, etc.), mas por vezes podem ser autoinfligidos (por exemplo, por curto-circuito ou sobrecarga).

Mas há outras situações. Se já viu as luzes ficarem mais fracas por razões desconhecidas, deveu-se a um apagão. Estes podem ser intencionais para reduzir as cargas elétricas e evitar apagões, embora também possam não ser intencionais. Há também o derrame de carga, também conhecido como apagões rolantes, que são apagões intencionais para evitar que as grandes redes elétricas de ficarem sobrecarregadas, o que pode levar a um apagão total.

PC

Por outro lado temos um pico de energia. Isto ocorre quando um aparelho recebe mais eletricidade do que o previsto.

Tudo isto pode causar problemas se ligar o computador diretamente à tomada?

A paragem súbita após um apagão é o principal perigo para a saúde de um computador. Os sistemas operativos são complexos e devem passar por uma “sequência de paragem” para garantir que todos os processos de funcionamento tenham terminado corretamente antes de desligar.

Uma súbita perda de eletricidade interromperá esta sequência e poderá deixar processos “semi-acabados”, o que pode corromper ficheiros e fios, danificando o sistema operativo.

tomada computadores

De facto, os ficheiros do sistema são a maior preocupação. Um corte repentino irá corromper o ficheiro se o sistema operativo estiver ocupado a editar algo importante quando a energia for cortada. Depois, quando tenta reiniciar o computador, o sistema operativo falha por cima deste ficheiro corrupto e não é iniciado.

Se tiver a sorte de os ficheiros do sistema não terem sofrido quaisquer problemas, pode ainda perder trabalho importante. De facto, se não tiver o hábito de salvar constantemente o seu trabalho, um corte de energia pode fazê-lo voltar à estaca zero.

Além disso, falhas frequentes de energia podem reduzir o tempo de vida físico do disco rígido. Isto porque a cabeça de leitura e escrita, que paira sobre as travessas giratórias durante o funcionamento, volta à sua posição original após a perda de energia.

disco, hdd

Este movimento repentino pode causar pequenas imperfeições que se acumulam ao longo do tempo, aumentando a probabilidade de um acidente com a cabeça. Ele ocorre quando a cabeça toca e raspa as superfícies do prato, efetivamente destruindo o disco rígido.

Mas as Solid State Drives também não estão livres de perigos

Estas drives também podem sofrer danos catastróficos devido a cortes súbitos de energia. As questões podem ir desde a corrupção de dados até ao mau funcionamento total. Alguns estão protegidos contra as falhas repentinas de energia mas outros não.

SSD de 1TB

No entanto, a falha de luz pode não ser o maior problema

Depois de uma falha de energia, ocorre normalmente um pico. Isto quando ela começa a regressar. Dito isto, uma sobrecarga vai dar cabo de todos os componentes eletronicos do PC e noutros dispositivos. O resultado é um computador que deixa de ligar.

Agora já sabe o que acontece ao seu computador quando falha a luz.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também