Teclado a funcionar mal? Veja como se livrar do problema!

Quer esteja colado ao computador por causa do trabalho ou seja um ávido jogador, não há nada mais irritante do que ter uma tecla presa no teclado. O problema surge normalmente devido a um teclado sujo, o que faz com que uma tecla não funcione ou introduza infinitamente letras ou números indesejados. Felizmente, há uma solução fácil: limpá-lo mas não de qualquer maneira. Assim veja como resolver o problema de um teclado que está a funcionar mal. Sobretudo por sujidade.

Teclado a funcionar mal? Veja como se livrar do problema!

Pode parecer óbvio, mas a limpeza do teclado é facilmente ignorada por muitos. Migalhas de comida, pó e pele morta podem acumular-se rapidamente por baixo das teclas, causando problemas a quem utiliza computadores diariamente. Existem mesmo algumas consequências inesperadas de não limpar o teclado, pelo que lembrar-se de o fazer de tempos a tempos pode poupar-lhe inúmeras dores de cabeça. E este não é apenas um problema do PC; também deve limpar os teclados dos computadores portáteis.

Embora isso possa parecer uma rotina avançada, é relativamente simples e não requer quase nenhuma ferramenta. De facto, pode fazê-lo com alguns materiais de limpeza que provavelmente já tem em casa.

Como limpar

Limpar um teclado é a forma mais fácil de garantir que aquelas teclas irritantes e presas nunca mais voltam. No entanto, não precisa de o desmontar completamente para o fazer. Primeiro, desligue o teclado ou desligue o portátil antes de começar. Se estiver a utilizar um teclado autónomo, vire-o ao contrário e agite-o suavemente. Isto irá remover qualquer excesso de resíduos entre as teclas e poderá resolver o problema.

Se as teclas continuarem presas, siga estes passos simples:

Limpe o teclado, removendo quaisquer líquidos da parte superior das teclas.
Aplique uma pequena quantidade de álcool isopropílico num pano de microfibras.
Limpe o teclado com ele, eliminando os líquidos.
Seque o teclado com um pano limpo.
Utilize um cotonete embebido em álcool para limpar entre as teclas.
Aguarde que o álcool seque e teste para ver se resolveu o problema.

Partindo do princípio de que já não limpa o teclado há algum tempo, este procedimento deve eliminar qualquer problema de teclas presas. Se isso não acontecer, não precisa de se preocupar, pois existe outra forma infalível de resolver o problema, embora dê um pouco mais de trabalho.

Como limpar removendo as teclas

Se o método anterior não funcionou, o próximo passo vai exigir que limpe profundamente o seu teclado removendo as teclas. Antes de começar, tire uma foto do seu teclado, usando-a como referência quando precisar devolver as teclas. Mais uma vez, certifique-se de que o teclado está desligado da tomada ou que o portátil está desligado.

teclado
hdrpl

Depois disso, siga estes passos:

Retire as teclas, puxando-as com cuidado ou com um puxador de teclas. Cabe-lhe a si decidir se pretende removê-las todas de uma vez ou apenas algumas de cada vez.
Utilize um palito de dentes para remover a sujidade da parte inferior das teclas e da respectiva ranhura no teclado.

Utilize uma escova pequena para remover o excesso de migalhas do teclado. Limpe o teclado com um cotonete embebido em álcool. Sem as teclas no caminho, terá liberdade para limpar todo o teclado.

Aguarde até que todas as peças estejam completamente secas. Pressione suavemente as teclas de volta no teclado. Volte a ligá-lo ao computador e teste as teclas.

Embora este método seja um pouco mais complexo, irá garantir que as teclas presas são um problema do passado. Se persistir, é provável que se trate de um problema de hardware ou software que poderá exigir a substituição do dispositivo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também