Instagram vai mudar para os adolescentes! Veja as alterações

O Meta está a tomar medidas para tornar as suas plataformas mais adequadas à idade dos adolescentes. Depois de recolher orientações de especialistas, o Instagram e o Facebook passam a colocar automaticamente os adolescentes nas definições de controlo de conteúdos mais restritivas.

Instagram vai mudar para os adolescentes! Veja as alterações

O Meta dá o exemplo de uma pessoa que publica sobre a sua luta contínua com pensamentos de auto-mutilação. Embora a publicação possa contar uma história importante, o Instagram passa a ocultá-la dos utilizadores adolescentes porque se trata de um tema complexo e pode não ser adequado para todos os jovens.

O Instagram também vai restringir termos de pesquisa como “suicídio”, “auto-mutilação” e “distúrbios alimentares” na pesquisa para adolescentes. Esconderá os resultados de pesquisa para essas consultas e redirecionará os adolescentes para recursos de ajuda.

Outros tipos de conteúdos impróprios para a idade também desaparecem dos Feeds e Stories que os adolescentes veem no Instagram. Isto mesmo que sejam partilhados por alguém que seguem. A Meta diz que já remove esse tipo de conteúdo dos feeds Reels e Explorar disponíveis para os adolescentes.

“Já aplicamos esta definição aos novos adolescentes quando entram no Instagram e no Facebook e estamos agora a expandi-la para os adolescentes que já estão a utilizar estas aplicações”, escreve a Meta numa publicação no blogue.

Estas alterações estão a chegar a todos os utilizadores do Instagram e do Facebook com menos de 18 anos e estarão totalmente em vigor nos próximos meses.

De facto, existe uma preocupação crescente das várias plataformas com o intuito de proteger os adolescentes.

O YouTube também tem feito modificações

Por exemplo, o YouTube limitou as recomendações repetidas de vídeos relacionados com conteúdos que comparam características físicas ou idealizam algumas coisas em detrimento de outras. Isto inclui também os vídeos que idealizam níveis específicos de fitness ou pesos corporais, ou exibem agressão social sob a forma de intimidação.

Outra mudança anunciada foi a reformulação completa das funcionalidades de lembretes relacionados com pausas ou com a hora de dormir. Isto para que sejam visualmente mais proeminentes e apareçam com mais frequência. As alterações serão mais preponderantes para os espectadores com menos de 18 anos cujas contas têm estes lembretes activados por predefinição.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também