O mundo dos smartphones tem foi extremamente curioso, sendo um dos espaços tecnológicos onde temos visto maior evolução e aposta por parte de algumas das maiores fabricantes do planeta. Isto num curto espaço de tempo! Afinal, desde que a Apple lançou o seu primeiro iPhone em 2007, até agora, só passaram 17 anos!
Parece muito, mas não é! Ainda assim, apesar deste curto espaço de tempo, o mercado mudou de forma pura e simplesmente incrível! Com o smartphone a conseguir crescer, para ser neste momento o aparelho computacional mais importante das nossas vidas, e apesar de não conseguir evoluir como no passado, continua a apresentar novos e elevados níveis de performance todos os anos.
Porém, com o crescimento e evolução do aparelho propriamente dito, parece que o mercado que antigamente estava cheio de designs diferentes, sistemas diferentes, e por isso mesmo alternativas para tudo e todos, está agora… Parado no tempo. Está lento, está mandrião… Está aborrecido!
Vamos por partes.
Smartphones: Ainda há espaço para novidades e grandes apostas?
Portanto, para perceber onde quero chegar, basta olhar para os 2 grandes lançamentos anuais que todos os entusiastas querem ver no mundo dos smartphones. Lançamentos que verdade também são os que acabam por ter maior sucesso, ou seja, um maior volume de vendas.
Estamos a falar do iPhone em Setembro, e dos novos Galaxy S em Janeiro. Estes são os lançamentos chave do ano, completamente isolados de todos os outros!
Sim, é verdade que também temos a Xiaomi com os seus modelos Pro e Ultra, a Honor que está a tentar ocupar o espaço que a Huawei antigamente tinha no bolso, entre outras fabricantes interessantes que todos os anos tentam lançar algo de especial.
Porém, ainda assim, é muito fácil perceber o estado do mercado atual, se olharmos com olhos de ver para os dois lançamentos mais importantes e populares da indústria…
Afinal, tanto o iPhone como o Galaxy S, qualquer que seja o modelo, são evoluções iterativas, que apenas se preocupam em melhorar um pouco o design e nível de performance relativamente à geração anterior.
Ou seja, onde realmente se faz dinheiro, não existe revolução!
Não temos fabricantes dispostas a arriscar, não temos produtos realmente diferentes de tudo o resto… Ainda assim, tanto a Apple como a Samsung fartam-se de vender aparelhos ano após ano.
Porquê?
É inegável que hoje em dia é muito difícil criar algo realmente diferente, quando o smartphone já está tão evoluído e enraizado na cabeça dos consumidores.
Aliás, basta olhar para as muitas tentativas de algumas fabricantes no lado dos dobráveis, onde até podemos salientar a Samsung, para perceber que os consumidores não estão assim tão interessados em “coisas” diferentes, que podem ou não resultar em maiores níveis de produtividade.
Tudo isto levanta uma questão… O que realmente queremos? O que é realmente importante?
Será que ainda há espaço para evoluir e ter um smartphone diferenciado? Ou a partir de agora, tudo o que for novidade vai chegar às nossas mãos através de implementação de novas funcionalidades… Ou seja, todas as novidades vão ser puramente baseadas em software? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!