Em 2023 já sabiámos que seria apenas uma questão de tempo até que todas as TVs de gama média e gama alta do mercado optassem pela separação da parte do processamento de imagem, e ligações, para fazer com que o ecrã fosse apenas isso… Um ecrã sem margens pendurado na parede de sua sala!
Mas, em 2024, a LG parece ter iniciado uma outra corrida que na realidade até vai ter ao mesmo objetivo. Quer saber mais?
LG começou uma nova corrida no mundo das TVs!
Portanto, a LG revelou um sistema Dolby Atmos capaz de transmitir todos os dados sem fios, sem perda de qualidade, na sua gama de TVs e Soundbars para o mercado de 2024. A tecnologia tem o nome de WOWCAST, e claro, significa um passo em frente naquilo que é a experiência de Home Theater!
Por enquanto, esta tecnologia existe apenas nos modelos OLED LG M4, LG G4, e LG C4, um sistema que deve à utilização do processador Alpha 9 AI.
Ou seja, além da aposta em TVs mais finas, mais leves, e mais eficientes, com cada vez menos fios, vamos também começar a anular a necessidade de fios de ligação com outros aparelhos, como é o caso das colunas de som, neste caso mais concreto, barras de som.
Curiosamente, este nem é o primeiro exemplo de Dolby Atmos sem fios do mercado. A Samsung também já era capaz de o fazer em alguns modelos de TVs e Soundbars do ano passado. Porém, a tecnologia da Samsung implicava perder alguma qualidade de som devido a técnicas de compressão… No caso da LG, estamos a falar de transmissão sem fios lossless, ou seja, sem perdas.
O futuro da TV é sem fios!
Quando pensa numa sala com colunas, o que lhe vem logo à cabeça? Fios! Aliás, esta é uma das grandes razões pela qual a soundbar ganhou imensa popularidade nos últimos anos. Era uma forma simples de ter tudo arrumado, sem ter de perder tempo a montar e a arrumar cabos.
A partir de agora vai ser possível espalhar colunas pela sua sala, ou pela sua casa, e ligar tudo sem fios, sem perder nem 1% da qualidade de som que poderia esperar do seu “setup”.
Além de tudo isto, temos ainda de salientar as caixas de ligação separadas da TV, bem como as TVs que funcionam à base de baterias. O futuro da TV é mesmo ser um quadrado de vidro pendurado na TV, cada vez maior, sem nada à sua volta!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!