Smartphones podem ficar mais baratos mas com publicidade

Os fabricantes estão sempre à procura de novas tendências que possam agitar o mercado. Neste caso todos os olhos estão postos na publicidade que até já chegou a várias plataformas de streaming. Mas e se isto chegasse aos smartphones e aos tablets? O que um fabricante já começou a fazer pode rapidamente tornar-se numa tendência em breve. Assim os smartphones podem ficar mais baratos mas com publicidade.

Smartphones podem ficar mais baratos mas com publicidade

A publicidade nos smartphones não é propriamente uma novidade. A Xiaomi e a Samsung já o fizeram mas de uma forma muito mais discreta. No entanto, o que estamos aqui a falar é de publicidade a passar continuamente no ecrã de bloqueio. Ou seja, quando temos o smartphone pousado em cima da mesa.

Uma tendência que começa nos tablets

Os Fire Tablets são uma linha de produtos popular para a Amazon, com uma quota de mercado global de 6,5% (via Statcounter), ocupando o 4º lugar entre as marcas disponíveis nos EUA. Embora isso não pareça muito à primeira vista, a Apple e a Samsung dominam com uma quota global combinada de 55,5%, deixando uma série de outros fabricantes a lutar pelo resto. A força motriz por trás desse crescimento é o preço competitivo dos Fire Tablets, que é baixo durante todo o ano, mas cai ainda mais em grandes eventos de vendas como o Amazon Prime Day.

smartphones com publicidade

No entanto, existe outra forma de obter um Fire Tablet mais barato, sem esperar pelo Prime Day. A maioria está disponível em dois níveis de preços, com e sem anúncios no ecrã de bloqueio. Ao escolher o seu tablet, pode sentir-se tentado a poupar dinheiro extra em troca dos anúncios, mas será que a poupança vale a pena?

Ora isto é algo para que outros fabricantes estão a olhar atentamente. No entanto para que tudo resulte os descontos têm mesmo que fazer sentido.

Como funcionam os anúncios no ecrã de bloqueio?

É quase certo que irá reparar nos anúncios no ecrã de bloqueio com o nível de preço mais baixo, mas também não incomodam muito, uma vez que não o bombardeiam com notificações ou pop-ups a tentar vender-lhe coisas de que não precisa. Em vez disso, verá um novo anúncio sempre que visualizar o ecrã de bloqueio. Isto faz com que os anúncios passem a ser o papel de parede do ecrã de bloqueio. Pode optar por abrir o anúncio e ver o produto, ou desbloquear o dispositivo como habitualmente. Não prejudica muito a funcionalidade do dispositivo, uma vez que a única coisa que faz é impedir que escolha o seu próprio papel de parede do ecrã de bloqueio.

Quanto é que pode poupar?

Olharmos para o preço dos tablets da Amazon talvez não seja dos melhores exemplos. Aliás dos mais atrativos. É que no caso dos Tablet Fire cujo preço vai dos 75 aos 200 Euros só iria poupar 15 Euros. Por 15 Euros não valeria a pena, pelo menos na minha ótica, para passar a ter publicidade. Agora no caso de um Galaxy S24 Ultra, se houvesse um desconto a rondar os 300 Euros a conversa já seria outra.

Será possível remover os anúncios?

Provavelmente. Se o caso da Amazon serve de exemplo terá de pagar o valor que poupou.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também