Se porventura sair de casa de manhã e olhar para o seu modesto Seat Ibiza ou Renault Clio estacionado na sua rua, pode olhar para o kit de travões igualmente modesto instalado no veículo e pensar que talvez fosse boa ideia trocar o sistema criado à medida das características do veículo à sua frente, para meter algo mais capaz e mais seguro.
É uma questão legítima! Afinal, num mundo automóvel tão perigoso, cheio de condutores que não na realidade não sabem conduzir, ou passam a sua vida distraídos a olhar para o ecrã do seu smartphone, ou a falar com o passageiro do lado, não seria boa ideia investir num kit maior, e com maior capacidade de travagem?
Teoricamente sim! Mas na prática não!
Carros: Travões maiores diminuem distância de travagem do seu automóvel!?
Portanto, num mundo em que todos os metros contam quando o assunto é a distância de travagem numa situação de emergência, talvez fizesse algum sentido aumentar o tamanho e capacidade de travagem do nosso veículo.
Porém, a questão é que as coisas não funcionam assim no mundo automóvel.
Ou seja, muitos condutores mudar o seu sistema de travagem, para instalar discos maiores, e pastilhas maiores, porque pensam que pinças e pastilhas de travão maiores significam uma maior potência de travagem.
Como é óbvio, este tipo de mentalidade é perpetuado pela teoria de que discos maiores utilizam mais material de pastilha, e por isso criam mais frição ou aderência na traveagem. O que claro, é uma ideia quase sempre confirmada pelos automóveis mais potentes a andar nas nossas estradas.
É por isso muito difícil para alguns condutores acreditar que os kits de travões utilizados em veículos de competição acabam por na verdade não aumentar a potência de travagem em veículos normais citadinos.
No fundo, o que um kit de travões maior e mais caro faz é diminuir a temperatura de funcionamento do sistema de travagem!
Pode ser algo que até fica bem no campo do aspeto do seu veículo. Porém, não vai oferecer uma maior capacidade de travagem!
Permite sim travar mais vezes, ou seja, manter a capacidade de travagem durante mais tempo. Porquê? Simples! Uma massa maior de pastilha permite que o sistema de travagem absorva mais calor!
Assim, como a própria pastilha de travão é capaz de absorver mais energia térmica, o sistema de travagem mantém-se frio durante mais tempo.
Em suma, os travões dos nossos veículos, por muito baratos ou velhos que estes sejam, foram criados para as características do seu automóvel! Ou melhor, não representam o limite de travagem real, em metros. O fator limitador está noutro lado.
Na realidade, o que limita a sua distância de travagem não está nos travões, mas sim nos pneus. Daí a invenção do sistema ABS nos automóveis modernos.
- ABS – O Sistema de Travagem anti-bloqueio (ABS) ajuda o condutor a travar em situações de emergência, ao restaurar a tração dos pneus. Ou seja, evita que as rodas bloqueiem.
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