A grande novidade dos novos Galaxy S24 nĂŁo estĂĄ no design, nem nas suas especificaçÔes tĂ©cnicas no seu geral, nem sequer estĂĄ na capacidade tĂ©cnicas dos sensores de cĂąmaras que dĂŁo vida ao mĂłdulo traseiro. EstĂĄ sim nas novas funcionalidades baseadas em algoritmos de inteligĂȘncia artificial! Novidades que vĂŁo chegar ao software que a Samsung anda a desenvolver atrĂĄs de portas.
Mas… Isto levanta uma questĂŁo muito importante… Se estĂĄ tudo no software, a Samsung vai levar todas as novidades, ou pelo menos parte delas, para os seus modelos mais antigos? Ou vai ser tudo exclusivo dos novos Galaxy S24?
Samsung apostou na InteligĂȘncia Artificial. TambĂ©m chega aos modelos antigos?
Portanto, com o anĂșncio da Galaxy AI, a Samsung confirmou que a nova sĂ©rie de smartphones Galaxy S24 vai contar com muitas (e boas) funcionalidades baseadas em InteligĂȘncia Artificial, tudo a fazer parte da prĂłxima grande versĂŁo do OneUI.
No entanto, numa altura em que a Samsung tem estado tão bem no suporte às suas gamas de smartphones no geral, com muitas e boas atualizaçÔes, durante vårios anos, serå que vamos ver algumas destas funcionalidades a dar o salto para geraçÔes do passado?
Honestamente, acredito que algumas funcionalidades IA vão mesmo chegar aos Galaxy S23, Galaxy S22, e pelo menos à mais recente geração dos dobråveis Galaxy Z.
Porém, não vai ser no imediato, e não vão ser todas as funcionalidades!
Antes de mais nada, Ă© preciso ter em consideração que a InteligĂȘncia Artificial vai ser o grande factor diferenciador dos novos Galaxy S24. Mais concretamente, a grande razĂŁo pela qual os consumidores poderĂŁo (ou nĂŁo) optar por um smartphone Samsung em vez de um outro qualquer.
Por isso, a Samsung pode optar por limitar muitas das novas funcionalidades aos seus smartphones mais recentes. Algumas delas de forma temporĂĄria.
Curiosamente, isto é algo que a Google também faz com os seus smartphones Pixel, visto que apesar do facto de a grande maioria do processamento ser feito na nuvem, e não nos smartphones propriamente ditos, mudas das funcionalidades são exclusivas do Pixel 8 Pro, o smartphone mais poderoso e caro da Google.
Entretanto, ainda não sabemos se a Samsung vai optar por uma estratégia mais ao estilo da Google, ao passar grande parte do processamento para os seus servidores, ou se vai optar por processamento local. Mas, aqui vale a pena salientar que uma das grandes novidades do Snapdragon 8 Gen3 estå mesmo no seu NPU, ou melhor, na capacidade de processamento IA do novo SoC que deve dar vida ao S24 Ultra.
Ăbvio que os processadores jĂĄ existentes no mundo mobile tambĂ©m contam com um NPU. PorĂ©m, nĂŁo Ă© tĂŁo poderoso como o NPU dos SoCs de nova geração da Qualcomm, MediaTek, ou atĂ© da prĂłpria Samsung. O que poderĂĄ limitar um pouco as coisas.
Mas… Caso nĂŁo saiba…
As funcionalidades IA dos Galaxy S24 foram testadas… Nos Galaxy S23!
Existem vårias provas de que muitas das funcionalidades IA dos novos Galaxy S24 foram internamente testadas nos atuais Galaxy S23. Por isso, existe realmente potencial para que pelo menos algumas das funcionalidades cheguem aos aparelhos do ano passado, que partilham muito do mesmo hardware entre si. Ou seja, não só aos Galaxy S23, como também aos Galaxy Z Flip e Fold de 2023.
No fundo, Ă© na realidade uma escolha da Samsung! Eu acredito que pelo menos parte da experiĂȘncia IA da gigante Sul Coreana vai chegar aos aparelhos dos Ășltimos 2 anos. PorĂ©m, acho muito dĂficil ver funcionalidades IA nos Galaxy A ou Galaxy M do passado, do presente, e na verdade tambĂ©m na prĂłxima nova geração.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!