Snooze: Adiar o despertador do telemóvel é uma má ideia!

Quem nunca!? Quem nunca quis carregar adiar (Snooze) o despertador durante 5, 10 ou 15 minutos, para continuar aquele sono espetacular que estava a ter até ali? Somos todos culpados disso! Porém, cientificamente falando, é uma ideia terrível para o resto do seu dia.

Snooze: Adiar o despertador do telemóvel é uma má ideia!

Portanto, como é óbvio, não estamos a falar da real possibilidade de se atrasar, ou mesmo de adormecer a 100% e já nem sair da cama para ir trabalhar ou ir para as aulas.

O problema do “Snooze” está mais relacionado com o nosso ciclo de sono diário!

Ou seja, quando já estamos habituados a um certo horário de sono, o nosso corpo já sabe mais ou menos quando vai acordar, e como tal, começa a aumentar a temperatura (que baixa durante o sono), liberta dopamina, cortisona, entre muitas outras coisas, para que acorde sem grandes problemas.

O que acontece com o alarme do seu telemóvel? Bem, normalmente, estes acabam por cortar o processo mencionado em cima a meio, sendo exatamente por isso que se sente extremamente cansado e com sono quando o alarme toca.

Porém, a coisa fica pior! É que ao carregar no botão Adiar (Snooze), está a dizer ao seu corpo para recomeçar todo o ciclo de sono desde o início, e não a partir da interrupção causada pelo alarme.

Ou seja, depois daqueles 5, 10 ou 15 minutos que parecem essenciais para sua saúde mental, quando o alarme voltar a tocar, é bastante provável que se sinta ainda mais cansado e com vontade de nem sair de casa.

É uma curiosidade interessante que nos impacta a todos, todos os dias. É muito fã do Snooze? Ou assim que o alarme toca é para se começar a despachar, por muito cansado que esteja? Partilhe connosco a sua experiência na caixa de comentários em baixo.

Entretanto, se quer mais dicas sobre o sono, e como começar a viver um dia menos cansado, veja este vídeo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também