O ano de 2023 chegou ao fim e, enquanto o mundo inteiro está ocupado a festejar, alguém, algures, continua a lamentar a morte do Windows Phone. Foi por esse motivo que alguém se lembrou de executar o Windows Phone num MacBook? Parece um sonho louco de um entusiasta da tecnologia, mas é de facto possível.
Windows Phone num MacBook? Sim é possível e fácil!
Os fãs do Windows Phone já fizeram de tudo para tentar reviver o sistema operativo e os telemóveis. As pessoas tentaram de tudo, desde tentar instalar o sistema operativo em dispositivos Android até transformar antigos Lumias em PCs com Windows. Já se passaram 6 anos desde a morte do sistema operativo, mas o Windows Phone recusa-se a morrer completamente.
Embora o sistema operativo tenha sido inicializado em dispositivos Android e Windows no passado, o site Windows Latest encontrou algo épico desta vez. Alguém conseguiu iniciar o Windows Phone num MacBook. Sim, leu bem, um MacBook, construído pela Apple.
O hardware da Apple é notoriamente famoso por ser extremamente difícil de mexer, mas o YouTuber Nobel Tech aparentemente conseguiu. Ele conseguiu carregar o Windows 10 Mobile num MacBook antigo e até carregou um vídeo que mostra tudo a funcionar.
O Windows Phone parece funcionar bem. O aspeto mais interessante desta experiência é que a bateria do MacBook não só foi reconhecida pelo Windows Phone, como o seu nível foi apresentado com precisão.
Isto é particularmente surpreendente, considerando que normalmente não se espera que a Microsoft inclua todos os drivers padrão do Windows no sistema Windows Phone.
Outro aspeto impressionante é a forma como as aplicações do Windows 10 Mobile se adaptam ao ecrã maior do MacBook.
Tudo funciona bem
Observou-se que aplicações como a Calculadora, Definições, Word, Alarmes, Relógio, Calendário e até o Explorador de Ficheiros UWP foram escalados de forma eficaz, tirando o máximo partido do ecrã maior. A Microsoft tinha feito um excelente trabalho com as aplicações UWP; é uma pena que não tenha vingado.
Entretanto o YouTuber também criou um guia para os mais aventureiros experimentarem. Tudo o que é necessário é um disco rígido SATA sobresselente e um MacBook com processador Intel.
Curiosamente, a Microsoft desativou o tradicional ecrã azul do Windows no Windows Phone. Para ver o código de erro BSOD, modifique o BCD e o registo do SO Windows Phone. Por fim, aceda ao ficheiro BCD na partição EFIESP (pasta de arranque) e execute vários comandos bcdedit como Administrador para ativar os gráficos móveis e desativar o progresso e o texto do arranque.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!