Conta da luz: veja se anda a desperdiçar eletricidade em casa!

Não é imaginação sua. A conta de eletricidade está a subir. Podemos pensar que estamos a fazer as coisas certas para controlar as nossas contas, como desligar as luzes quando não estamos numa divisão e tirar da tomada os aparelhos que não estamos a utilizar, mas mesmo assim ficamos muitas vezes surpreendidos quando chega a conta da eletricidade. Talvez não se aperceba de como é fácil desperdiçar eletricidade em casa, o que contribui para os preços frequentemente elevados que vê na sua fatura. A boa notícia é que pode fazer alguns ajustes para ajudar a baixar a sua conta de eletricidade, deixando-o com mais dinheiro no bolso no final do mês. Assim veja se não anda a desperdiçar eletricidade em casa.

Conta da luz: veja se anda a desperdiçar eletricidade em casa!

Utilização excessiva dos sistemas de aquecimento e refrigeração

Dependendo do local onde vive, já ter reparado que a sua conta de eletricidade aumenta substancialmente nos meses de verão ou de inverno. Dependemos dos nossos sistemas para regular a temperatura interior, garantindo o nosso conforto durante todo o ano. São uma das maravilhas da vida moderna. Mas são também responsáveis por cerca de metade do consumo médio de energia de uma casa. Por isso, se quiser reduzir a sua fatura de eletricidade, é por aqui que deve começar. Não estamos a sugerir que desista completamente do ar condicionado e do aquecimento. No entanto, fazer pequenos ajustes pode fazer uma grande diferença no valor que paga todos os meses.

ar condicionado poupar luz, desperdiçar eletricidade
White air conditioning and a stream of fresh cold air on a background of a gray wall. The concept of heat, cool air, cooling, freshness

Se não vai estar em casa durante algumas horas, pode desligar o ar condicionado ou colocá-lo a uma temperatura mais elevada para consumir menos energia durante a sua ausência. No entanto, tenha cuidado ao desligar o aquecimento durante longos períodos de tempo, porque pode gastar mais energia a reaquecer a casa do que se tivesse deixado a funcionar durante a sua ausência.

Práticas de iluminação ineficientes

Todos sabemos que não devemos deixar as luzes acesas numa divisão em que não estamos; no entanto, muitos de nós não passam muito tempo a pensar em como os tipos de lâmpadas que utilizamos podem aumentar a nossa fatura de eletricidade. Apesar de muitas mudanças, a maioria de nós ainda tem um longo caminho a percorrer na escolha da iluminação mais económica e que poupe energia. Isto para se parar de desperdiçar eletricidade.

lâmpadas LED estragar-se, desperdiçar eletricidade

Embora as lâmpadas LED sejam mais caras à partida, consomem menos 75% de energia e duram 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes, o que representa uma poupança significativa na sua fatura de eletricidade.

Se é como a maioria das pessoas, provavelmente utiliza uma grande luz de teto para iluminar a maior parte das divisões da sua casa. O que talvez não saiba é que este hábito pode estar a fazer com que gaste dinheiro extra na sua conta de eletricidade. Utilizar candeeiros para iluminar as partes da sua casa onde precisa de mais luz é uma opção mais eficiente em termos energéticos. Desta forma, pode utilizar lâmpadas que requerem menos energia e controlar mais facilmente o seu consumo de energia, o que o pode ajudar a poupar dinheiro.

Má gestão dos electrodomésticos

Alguns de nós pensamos que estamos a poupar dinheiro ao manter os nossos aparelhos o máximo de tempo possível. Mas se quisermos reduzir a nossa fatura de eletricidade, os nossos aparelhos antigos podem estar a impedir-nos de o fazer. Normalmente, quanto mais antigo é um eletrodoméstico, mais energia consome. Isto porque, à medida que o seu hardware envelhece, os aparelhos mais antigos precisam de mais energia para funcionar corretamente. As televisões, as máquinas de lavar roupa e os frigoríficos são alguns dos mais comuns quando se trata de aparelhos antigos que aumentam a fatura da eletricidade. Os aparelhos mais recentes beneficiaram dos avanços tecnológicos e são muito mais eficientes em termos energéticos do que os mais antigos.

Color clothes in washing machine. inside view

Substituir aparelhos antigos é uma despesa significativa e pode não ser uma prioridade se tiver um orçamento apertado. No entanto, é importante ter em conta que, embora não veja poupanças imediatas após a substituição de aparelhos obsoletos, verá poupanças significativas a longo prazo. Para além da substituição de aparelhos antigos, a manutenção regular é importante para garantir que os seus aparelhos não estão a esgotar o seu orçamento. Limpar regularmente os filtros dos aparelhos e verificar se estão a funcionar corretamente pode ajudar muito a garantir que não estão a aumentar a sua conta de eletricidade.

Utilização excessiva de aquecimento de água

Desde tomar um longo banho quente até lavar a roupa, utilizamos muita água quente no nosso dia a dia, muitas vezes sem pensar duas vezes, e isso é um grande erro para aqueles que gostariam de poupar dinheiro na conta da eletricidade. Cerca de 18% da energia utilizada num agregado familiar típico provém do aquecimento de água, o que faz com que seja a segunda maior despesa de energia numa casa. Muitos hábitos, como tomar duches longos e aumentar a temperatura das caldeiras de água, contribuem para este elevado consumo de energia porque cada grau de calor extra requer mais energia, aumentando as nossas contas de eletricidade. Assim vai desperdiçar eletricidade.

desperdiçar eletricidade

Mesmo quando não está a utilizar água quente, alguns esquentadores estão constantemente a consumir energia quando está em modo de espera. Reduzir a temperatura do seu esquentador pode levar a poupanças substanciais de energia sem sacrificar o conforto. Também pode utilizar cabeças de chuveiro de baixo fluxo, reduzir os duches longos e isolar o seu esquentador e as tubagens para reduzir os custos de aquecimento da água, diminuir a perda de calor e melhorar a eficiência. Se, depois de tentar estas coisas, continuar a achar que a sua caldeira está a gastar demasiada energia, considere substituí-la. Os esquentadores sem reservatório fornecem água quente consoante as necessidades, sem o consumo constante de energia de manter um grande reservatório quente, o que pode resultar numa poupança de energia de 27 a 50%.

Não utilizar ferramentas de gestão de energia

Os dispositivos e sistemas inteligentes passaram a fazer parte do nosso quotidiano. Se não estiver a utilizar estas ferramentas para gerir o consumo de energia da sua casa, é provável que esteja a perder oportunidades de reduzir o seu consumo de energia e diminuir as suas contas de eletricidade.

Entretanto pode utilizar estas ferramentas para obter informações sobre o consumo de energia da sua casa e efetuar os ajustes necessários. Fornecem dados e análises em tempo real do consumo de energia da sua casa. Isto pode levar a poupanças significativas na sua fatura de eletricidade. Por exemplo, as luminárias e lâmpadas inteligentes consomem até 90% menos energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais. Assim podem ser programadas para se desligarem automaticamente quando não está em casa. Do mesmo modo, as tomadas inteligentes podem desligar a energia em espera dos aparelhos quando não estão a ser utilizados. Por outro lado, os  termóstatos inteligentes podem monitorizar e ajustar a temperatura da sua casa mesmo quando não está em casa. A utilização destas tecnologias inteligentes pode ajudá-lo a consumir uma média de 30-40% menos energia.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também