Burla via SMS ou WhatsApp: NUNCA responda!

É muito provável que durante todo o ano de 2023, ou até mesmo já no início deste novo ano de 2024, já tenha recebido uma qualquer tentativa de burla através do WhatsApp ou mesmo através de uma simples SMS.

Este é assunto extremamente badalado, que já foi chamado à atenção várias vezes, sendo exatamente por isso que muitos utilizadores optam por responder a brincar com quem está a tentar fazer o esquema, por vezes até optam por ofensas gratuítas. Eu sou honesto, percebo… Mas… Não responda!

Burla via SMS ou WhatsApp: NUNCA responda!

Tentativa de um Bot para perceber se o número está átivo, e se está disposto a interagir com as mensagens enviadas. Basicamente, perceber se é uma vítima viável.

Portanto, muitos destes esquemas não tentam logo partir para a “burla”, em vez disso, a mensagem serve apenas para perceber se o número está átivo, e se o utilizador vai responder ou não à futura tentativa de Scam.

Mais concretamente, a nova geração de Burlas via Mensagem funciona por fases! Na primeira fase temos um Bot a tentar trocar mensagens com números aleatórios, de forma a criar uma base de dados com os números que responderam. Essa base de dados vai posteriormente ser passada, ou vendida, a outras entidades que vão iniciar a burla propriamente dita. (Normalmente Burlas por Engenharia Social.)

Por isso, por muito irritado que fique, tente nunca responder a uma mensagem destas, e diga aos seus para fazer exatamente o mesmo.

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua experiência com este tipo de tentativas de burla na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também