No ano passado, a Apple perdeu algumas vendas ao nível de iPhones, graças à crescente concorrência da Samsung e à concorrência renascida da Huawei. No entanto, um novo relatório mostra hoje que a Apple continua a ser, de longe, a marca mais dominante no mercado de smartphones premium.
Apple é a marca dominante no mercado dos smartphones premium
O relatório de inteligência de mercado também mostra que mais consumidores do que nunca estão dispostos a gastar dinheiro num smartphone topo de gama!
O mercado dos smartphones premium continua a crescer
O último relatório da Counterpoint Research diz que quase um quarto de todas as compras globais de smartphones no ano passado foram dispositivos premium. São aqueles definidos como telefones com um valor superior a cerca de 800 euros.
As vendas do mercado global de smartphones premium devem crescer 6% em relação ao ano anterior para atingir um novo recorde. Isto de acordo com o Market Pulse Service da Counterpoint Research. Esta informação contrasta com o declínio projetado para o mercado global de smartphones este ano.
O segmento premium deverá captar cerca de um quarto das vendas do mercado global de smartphones e 60% das receitas em 2023. Nos últimos anos, o segmento premium surgiu como uma área de crescimento num mercado que, de outra forma, seria fraco.
Os dados da Counterpoint indicam que este segmento cresceu de apenas 6% do mercado global em 2016 para 21% em 2022.
Os seus dados de 2023 representam os valores finais dos três primeiros trimestres do ano e as vendas estimadas no último trimestre.
A grande mudança ao longo desse período registou-se nos mercados emergentes, onde os telemóveis de baixo custo têm tradicionalmente dominado. Para isso contribuíram as promoções e os financiamentos.
Entretanto registou-se uma mudança nos padrões de compra dos consumidores no mercado dos smartphones. Tendo em conta a importância que um smartphone tem, os consumidores estão dispostos a gastar mais para obter um dispositivo de alta qualidade que possam utilizar durante mais tempo. Possuir os mais recentes e melhores topos-de-gama também se tornou um símbolo de status para muitos consumidores, especialmente nos mercados emergentes. Além disso, estes dispositivos estão a tornar-se cada vez mais acessíveis devido às épocas de promoção e às opções de financiamento.
Algumas vendas perdidas para a Samsung e a Huawei
A quota de mercado global da Apple no mercado dos smartphones premium no ano passado diminuiu de 75% para 71%, com ganhos correspondentes da Samsung e da Huawei.
Entretanto os ganhos da Samsung foram atribuídos ao crescente apelo dos telemóveis dobráveis. Assim é um mercado em que a Apple ainda não entrou.
Não se espera que a Apple lance um iPhone dobrável até 2025, na melhor das hipóteses, provavelmente depois de um iPad dobrável.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!