Chrome: apps web vão parecer mais nativas do que nunca

As aplicações web há muito se tornaram alternativas viáveis às aplicações nativas no Windows. A Google já percebeu isto e para manter o interesse dos utilizadores a empresa está a trabalhar para tornar estas apps ainda melhores. Graças a novos ajustes no design e no funcionamento estas apps web via Chrome vão parecer mais nativas do que nunca. Ou seja, são apps que correm no browser mas vão parecer realmente independentes! O Chrome 122 vai dar uma boa ajuda a isto.

Chrome: apps web vão parecer mais nativas do que nunca

Conforme detectado pelo especialista em Chrome @Leopeva64 no X (antigo Twitter), a atual versão do Chrome Canary, a versão 122, adiciona o ícone de uma aplicação Web à sua barra de título por defeito. No Windows, fica no canto superior esquerdo da janela, movendo os botões de voltar e recarregar um pouco para a direita. Se depender da sua memória muscular para os utilizar, poderá ter de se reajustar um pouco. Pelo lado positivo, a adição do ícone torna mais fácil identificar instantaneamente uma aplicação Web no ecrã, especialmente se não tiver quaisquer características de identificação visíveis.

Chrome apps web

Embora este ajuste pareça estar ativo no Windows para o Leopeva64, no macOS ainda não está. É possível que a adição do ícone à barra de título envolva a ativação de algumas flags em chrome://flags ou outros ajustes. Há alguns anos, a Google também começou a permitir que os programadores ajustassem a barra de título às suas próprias preferências, permitindo-lhes adicionar funcionalidades como barras de pesquisa ou imagens.

Outro ajuste que Leopeva64 detectou está a causar um impacto ainda maior. Com o Chrome Canary, as notificações das aplicações web mostram agora corretamente os seus ícones e nomes, em vez do símbolo genérico do Chrome no Windows. Por exemplo, uma notificação enviada da aplicação web X irá agora mostrar o ícone e o nome do serviço em vez de dizer apenas “Google Chrome”. No passado, era possível identificar rapidamente de onde vinha uma notificação olhando para o URL na parte inferior do cartão de notificação, mas este ajuste torna-o muito mais óbvio, especialmente se utilizar várias aplicações Web.

Chrome apps web

É necessário ativar uma flag no macOS

Embora o novo estilo de notificação pareça estar disponível no Windows sem quaisquer ajustes, poderá ter de ativar a flag chrome://flags/#enable-mac-pwas-notification-attribution no macOS. No Android, as aplicações web há muito que suportam a apresentação de notificações com o seu próprio ícone e nome.

Entretanto, a Google também está a mostrar algum interesse pelas aplicações web no Android. Há algum tempo, a empresa foi vista a trabalhar numa opção de restauro simples quando configura o seu novo telemóvel. Ao abrir o Chrome, será convidado a configurar apps que tinha no seu smartphone antigo, permitindo que selecione todas ou nenhuma.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também