Por vezes não damos conta que existem coisas que colocam em risco a nossa segurança e as consequências podem ser bastante graves. Assim uma das piores coisas que pode fazer quando abastecer é voltar a entrar dentro do carro e sair. De facto, nunca ande a entrar e a sair do carro quando abastecer porque isto provocar um incêndio.
Perigo: isto pode provocar um incêndio quando abastecer!
Um estudo do Petroleum Equipment Institute (PEI) analisou 176 incêndios em estações de serviço em que não eram evidentes chamas abertas, motores em funcionamento ou problemas de continuidade eléctrica. Surpreendentemente, quase 50% destes casos ocorreram quando o condutor regressou ao seu automóvel durante o reabastecimento e, posteriormente, tocou no bocal depois de sair do veículo. “A descarga estática do nosso corpo para o bocal metálico da pistola pode levar a uma faísca”. “Essa faísca é suficiente para inflamar qualquer um dos vapores que estão à volta da ponta do bocal.”
Para ajudar os proprietários de automóveis a mitigar este risco, há uma medida de precaução simples, mas eficaz. Assim implica que o condutor toque numa parte metálica do automóvel com a mão depois de sair, como uma porta ou qualquer outra superfície metálica que não esteja próxima do depósito de combustível. Esta ação ajuda a dispersar qualquer carga estática, reduzindo as hipóteses de uma faísca e garantindo uma experiência de reabastecimento mais segura. Embora inicialmente possa parecer excessivo, permanecer no exterior do veículo enquanto abastece de combustível é uma prática de segurança fundamental com muitas provas que a sustentam.
Mas há outras medidas de segurança importantes. Desligar todos os acessórios de carregamento também garante que o seu carro não produz eletricidade durante o abastecimento de combustível. Isto pode ser facilmente esquecido, mas mesmo com o veículo desligado, alguns acessórios – particularmente aqueles com fios desgastados – continuam a armazenar energia dentro deles. Embora seja bastante improvável que cause problemas significativos, não custa nada estar prevenido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!