Desde a sua chegada ao mundo automóvel, os motores diesel alimentados pelo nosso velho amigo gasóleo, que apesar de estar a perder algum gás, ainda é extremamente popular em Portugal, sempre impressionou em força (binário), mas também em economia (consumos).
Ao fim ao cabo, mesmo que não seja um “expert” na matéria, deve ter a vaga ideia de que uma motorização a gasóleo tende a ser mais económica face a uma motorização comparável a gasolina.
Sendo exatamente por isto que apesar dos custos de manutenção mais elevados, o Diesel foi (e ainda é) campeão de vendas em várias regiões do globo. Aliás, é exatamente por isto que muitos entusiastas continuam a não perceber a guerra contra o gasóleo no mundo automóvel atual. Especialmente quando existem desenvolvimentos tecnológicos capazes de aumentar a eficiência, a força, ao mesmo tempo que se controlam as emissões de gases poluentes.
Bem, numa altura em que o número de vendas de carros a gasóleo cai a pique, e a grande maioria das fabricantes já desistiu de lançar novos modelos Diesel, já pensou o porquê de os motores a gasóleo serem (ainda) os campeões na economia do combustível?
Se sim, veio ao lugar certo! Para explicar a coisa, vamos anunciar aqui as 3 particularidades mais importantes para que aconteça toda esta “poupança”.
Motores a gasóleo vs gasolina!
1. Eficiência térmica mais elevada no Diesel.
Pois bem, uma eficiência térmica mais elevada, significa que o motor do seu automóvel é capaz de aproveitar uma maior parte do potencial do combustível que coloca no tanque do veículo em energia útil, isto em vez de a transformar apenas em calor, que tem de ser dissipado.
- (Sim, em qualquer motor a combustão, a grande maioria da potencial energia do combustível que mete no seu automóvel é “perdida” em calor.)
Em suma, os motores a diesel, no seu geral, garantem uma eficiência térmica maior face a motores comparáveis a gasolina.
2. Ciclo Diesel
Este famoso termo, descreve resumidamente a forma como o motor Diesel funciona. (O motor a Gasolina funciona através do ciclo Otto.)
O que muda? Bem, nos motores a diesel, a taxa de compressão é significativamente mais alta, isto ao ponto de não ser necessária uma vela de ignição para o combustível.
De forma mais concreta, o motor a diesel provoca a ignição do combustível através da alta pressão no interior do cilindro, isto enquanto o motor a gasolina precisa, em regra, de uma forma de dar faísca e iniciar o processo.
- Nota: Em regra, porque existem alguns motores a gasolina no mercado com a capacidade de criar uma ignição a partir de compressão, como é o caso de alguns motores Mazda Skyactiv. Conheça este tipo de motorização com a analise que fizemos ao novo Mazda CX-5! – (Análise) Mazda CX-5 2022: Conforto e estabilidade na condução!
3. Teor energético!
Para finalizar, chegamos ao grande elefante na sala!
A Gasolina e o Gasóleo não são iguais. Entre os dois tipos de combustível existe sempre um com maior teor energético. Neste caso, na mesma quantidade líquida, o gasóleo tem um maior teor energético face à gasolina. Em poucas palavras, para a mesma exata quantidade de combustível, o diesel oferece mais energia.
- Em média o gasóleo produz mais ~13% de energia pela mesma quantidade líquida que a gasolina!
Conclusão
Desta forma, juntando tudo, une-se o útil ao agradável! Ou seja, com um motor mais eficiente a nível térmico, com um ciclo de funcionamento que também é mais eficiente, tudo isto associado a um combustível capaz de produzir mais energia… Temos um motor capaz de oferecer melhores médias, com maior durabilidade, etc…
Em suma, ainda existem mais alguns pormenores, mas estes são os três grandes pontos que tornam os motores a diesel nos campeões da economia de combustível.
Qual a sua preferência, prefere a condução num carro a diesel cheio de binário, ou a reação explosiva de um motor a gasolina? Partilhe connosco a sua opinião e as suas experiências com cada motorização nos comentários em baixo.
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