Steve Jobs ficou conhecido por muitas inovações e sobretudo por uma forma diferente de pensar. Mesmo nas entrevistas de trabalho ele queria quebrar a tendência de os candidatos darem respostas preparadas. Aparentemente, Steve Jobs tinha um “teste da cerveja” que utilizava durante as entrevistas a potenciais novos empregados.
Steve Jobs fazia o teste da cerveja aos candidatos à Apple
Indo um pouco contra a ideia de que as entrevistas de emprego devem ser assuntos bastante formais, o falecido CEO da Apple queria contrariar a tendência de as pessoas irem às entrevistas com respostas pré-planeadas.
Uma pergunta-chave para Jobs quando entrevistava alguém era: “Eu beberia uma cerveja com esta pessoa? Falaria com ele ou ela de uma forma descontraída enquanto estivesse a dar um passeio?”
Então, era exatamente isso que ele fazia.
Segundo o AS, Jobs tirava o entrevistado do escritório, passeava com ele e levava-o a beber um copo para decidir se era ou não uma pessoa com quem se via a trabalhar.
Isto ajudava o potencial empregado a abrir-se e a descontrair, retirando-o do ambiente rígido de uma entrevista individual num escritório.
A AS relata que Jobs lhes fazia perguntas que iam desde as tradicionais de entrevista, como “Quando foi a última vez que realizou algo?”, até à simples e mais informal “O que fez no verão passado?”.
Raramente havia respostas certas ou erradas para estas perguntas, com Jobs simplesmente a tentar conhecê-los um pouco melhor e decidir se seriam uma boa pessoa para trabalhar.
Mas, não se enganem, ele continuava a procurar apenas os melhores dos melhores. Jobs falava abertamente sobre o facto de estar sempre à procura dos “A-Players” para as funções. Este era o termo que usava para designar aqueles que considerava serem a classe mais elevada do seu jogo – a crème de la crème.
Ele explicou anteriormente: “Descobri que quando se junta um número suficiente de A-players, quando se faz o trabalho incrível de encontrar esses A-players, eles gostam mesmo de trabalhar uns com os outros. Isto “porque nunca tiveram a oportunidade de o fazer antes.”
Bem, considerando o lugar da Apple no mundo e nas nossas vidas atualmente, parece que o processo de entrevista e o “teste da cerveja” foram bem sucedidos.