Qual é a maior rivalidade do mundo mobile, mais concretamente no lado dos smartphones? Não é bem o Android vs iOS, mas sim a Apple vs Samsung! Afinal, são as duas grandes responsáveis pelo sucesso de cada um destes ecossistemas.
No entanto, numa altura em que o lado Android parece andar a perder alguma da sua força, existem algumas dúvidas e curiosidades que queremos ver respondidas.
Afinal de contas, qual é a razão para existir um espaço de tempo de mais ou menos 6 meses entre o lançamento do iPhone mais recente e do Galaxy S Ultra mais recente? Vamos analisar!
Samsung vs Apple: Não seria mais interessante ter lançamentos ao mesmo tempo?
Portanto, como deve saber, a Apple lança a sua nova gama de smartphones iPhone em Setembro, isto enquanto, apesar de alguma vontade de fazer lançamentos mais cedo, a Samsung opta sempre pelo início do novo ano, tradicionalmente ali mais ou menos entre Janeiro e Fevereiro.
Isto levanta algumas questões curiosas…
- O iPhone 15 Pro Max é rival do S23 Ultra de 2023 ou do S24 Ultra de 2024?
- Não é má ideia deixar a Apple sozinha no mercado durante 4~5 meses (Setembro a Fevereiro), altura em que existe a maior procura por smartphones do planeta?
Não seria boa ideia ter um calendário de lançamento diferente, para dar uma outra vida à rivalidade Samsung vs Apple?
De forma mais concreta, em alguns artigos de opinião, já afirmámos que a Apple parece ter a melhor estratégia de lançamento de novos smartphones do mercado. Afinal, ao lançar em Setembro, sozinha, a Apple fica sozinha no mercado até quase Fevereiro. Isto é importante? Sim… É! A Apple está sozinha na altura de maior procura por tecnologia do ano, isto enquanto todas as fabricantes Android estão a tentar escoar stock antigo com alguns descontos associados de forma a preparar uma nova geração para Janeiro.
Pois bem, há quem diga que a Samsung está muito bem assim, porque é capaz de criar as suas próprias tendências, ao mesmo tempo que joga os dois jogos. Aliás, há até quem diga que a Samsung implementa as tendências de mercado no lado Android, que todas as outras fabricantes vão seguir.
Mas… Que jogos são estes?
É um jogo duplo, porque além de lançar os seus próprios smartphones, a Samsung também fornece muitos dos componentes que dão vida aos smartphones mais populares do mercado, onde claro… Temos de incluir os próprios smartphones iPhone da Apple!
Além disto, ao lançar 6 meses depois, a gigante Sul Coreana é capaz de perceber aquilo que está a resultar no lado iOS, para posteriormente responder com algo melhor na sua nova geração. (A Apple faz o mesmo!)
É também boa ideia salientar que a Samsung aproveita a altura do Black Friday e Natal para vender toda a sua gama de aparelhos desse ano. Isto desde os mais baratos Galaxy A, até aos mais caros Galaxy S e Galaxy Z, obviamente com alguns descontos em cima.
Ao mesmo tempo, apesar de ainda não estar a resultar muito bem, a Samsung é também capaz de ganhar algum espaço no mercado para lançar novas alternativas dobráveis (Flip e Fold) em Agosto.
É uma estratégia muito diferente daquela que a Apple emprea, sendo inegável que teve um bom nível de sucesso ao longo dos anos. Porém, numa altura em que a Samsung decidiu “desistir” da gama Note, e a Apple começa a ganhar cada vez mais força… Esta é uma estratégia que tem inegavelmente de ser afinada num futuro muito próximo.
Em suma, confesso que percebo os dois lados da barricada, mas… Sou muito honesto… Adorava ver uma Samsung a lançar ao mesmo tempo da Apple.
Consegue imaginar ambas as fabricantes a lançar o melhor que têm para oferecer, ao mesmo exato tempo? Acredito que seria algo capaz de levar o mundo dos smartphones a um nível completamente novo!
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!