Automóvel: tenho cuidado com o som de estalido ao virar!

Quando um automóvel faz um som distinto de estalido ao virar, é muito provável que seja um problema com as juntas homocinéticas. São uma parte do eixo dianteiro do automóvel que transfere a potência do motor para as rodas ao virar ou conduzir em superfícies irregulares. Cada uma delas está protegida por uma parte de borracha ou plástico que contém massa lubrificante especial para as manter lubrificadas. Se esta ficar danificada ou desgastada, pode levar a uma perda significativa de lubrificação. Também pode permitir a entrada de sujidade e detritos na junta.

Automóvel: tenho cuidado com o som de estalido ao virar!

O clique proveniente da parte crítica do sistema de suspensão pode parecer uma pequena irritação. No entanto o ruído pode tornar-se progressivamente mais alto. Isto se o problema não for resolvido. Ignorá-lo não é recomendado. É que pode agravar o problema e, pior ainda, apresentar uma situação em que a peça pode falhar completamente. Isto pode exigir reparações dispendiosas e, simultaneamente, tornar o veículo completamente fora de uso. Como tal, este sinal de aviso de que as juntas homocinéticas estão a aproximar-se do fim da sua vida útil requer uma ação rápida para evitar que o problema se agrave.

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Como reparar um estalido no seu automóvel

Há várias medidas que podem ser tomadas para resolver um estalido causado por problemas nas juntas homocinéticas. A primeira coisa que as pessoas devem fazer é procurar a opinião de um mecânico. Embora alguns entusiastas de automóveis possam considerar reparações do tipo “faça você mesmo”, as complicações com estas juntas são notoriamente complexas e requerem competências e ferramentas especializadas. Um profissional não só confirmará se são elas as culpadas pelo ruído, como também terá os meios para verificar se existem outros problemas potenciais que possam estar a causar o ruído. Isto porque outras partes do automóvel também podem estar a contribuir para o problema.

Caiu num buraco

Entretanto se uma avaliação inicial indicar que a origem não é um problema com as juntas homocinéticas, podem estar em jogo vários outros fatores. Assim o problema pode estar relacionado com o sistema de direção, com os componentes da suspensão ou mesmo com os rolamentos das rodas. Cada um destes fatores desempenha um papel fundamental no funcionamento do seu automóvel e os problemas com qualquer um destes sistemas podem estar a causar o irritante tique-taque. Para estar seguro, é melhor mandar examinar e resolver rapidamente estes potenciais problemas, porque atrasar as reparações não só pode causar mais danos, como também pode comprometer a segurança e a suavidade da condução de um indivíduo.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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