Há novos drivers Realtek, Intel e AMD para o Windows 11 e 10

Em dezembro deste ano, a Realtek, a Intel e a AMD lançaram novos drivers para o Windows 11 e o Windows 10, repletos de novas melhorias. Ao mesmo tempo, estes novos controladores também têm vários problemas conhecidos, incluindo falhas em alguns jogos quando se utilizam os controladores Intel mais recentes.

Há novos drivers Realtek, Intel e AMD para o Windows 11 e 10

É importante notar que estes controladores começarão eventualmente a ser enviados através do Windows Update, se necessário para o seu sistema. Assim pode ignorar as actualizações se não precisar destas correções. No entanto se precisar mesmo pode atualizar já.

Drivers Realtek

Começando com a Realtek, eles atualizaram os seus drivers de rede PCIe para Windows 11 e 10. Essas atualizações incluem versões para NetAdapterCx e NDIS. A Realtek ainda não disse nada sobre a atualização de seus drivers USB e, como de costume, não há nenhuma nota de lançamento para nos dar mais detalhes.

novos drivers Realtek

O novo controlador de rede PCIe da Realtek (versão 11.0.2.1) e o controlador Ethernet USB (versão 11.0.2.1_20) são os primeiros para o Windows 11. Também foram atualizados os controladores de rede PCIe para Windows 10 (versão 10.50). Por outro lado, os controladores USB não sofreram qualquer alteração desde junho de 2021.

Descarregue apenas estas versões se tiver problemas com os drivers Realtek existentes.

Drivers da Intel de dezembro de 2023

A Intel lançou as versões 31.0.101.5084 (não-WHQL) e 31.0.101.5122 (WHQL) para as placas gráficas Arc, Iris Xe e Core Ultra. O controlador gráfico também foi atualizado para a versão 31.0.101.4955 para o Intel Arc Pro.

Apesar do grande tamanho do download (mais de 1 GB), as notas de lançamento da Intel são vagas, sem detalhes sobre novas funções ou correções.

O fabricante de chips destacou problemas contínuos com a série Intel Arc, como falhas no jogo “Dead by Daylight” e problemas com o “Topaz Video AI”. Os utilizadores do Intel Core Ultra com gráficos Intel Arc podem também deparar-se com erros de visualização em jogos como “Diablo 4”.

Para os utilizadores da Intel Arc Pro, o controlador WHQL 31.0.101.4955 tem uma correção relacionada com um bloqueio temporário no Bentley LumenRT e alguns problemas conhecidos com o “Topaz Video AI” e o “Blender”.

Para além dos controladores gráficos, a Intel publicou novos controladores Wi-Fi e Bluetooth com muitas correções, incluindo suporte para 6E Standard Power (AFC). A Intel também corrigiu um problema que faz com que os adaptadores sem fios deixem de funcionar quando se sai do modo de hibernação.

Da mesma forma, corrigiu-se outro problema que impedia alguns produtos Intel de se ligarem à segurança WPA3-Personal (WPA3-SAE).

Para atualizar os controladores Intel no seu dispositivo, pode utilizar a aplicação do assistente de suporte da Intel.

Atualização de dezembro de 2023 da AMD

No início deste mês, a AMD lançou um novo controlador Adrenalin 23.12.1 WHQL, principalmente para suportar ‘Avatar: Frontiers of Pandora’.

A AMD refere que o controlador AMD Link não será suportado a partir de janeiro de 2024, mas o AMD Link ainda pode ser utilizado. Esta atualização traz um novo design à interface do software, particularmente nos separadores Home e Gaming, e introduz funcionalidades de poupança de energia com o HYPR-RX Eco.

novos drivers AMD Radeon

Existem também melhorias no DirectML para o Topaz AI e o DaVinci Resolve, entre outras actualizações.

Entretanto deverá ser possível descarregar o controlador através do AMD Radeon Software.

Esses novos drivers da Realtek, Intel e AMD podem ou não melhorar o desempenho geral do Windows 11. Assim podem-se ignorar com segurança se não precisar dessas correções.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também