Há alguns dias atrás, afirmámos que a Apple tinha (e tem) a melhor estratégia do mundo mobile, não só na parte do design, performance, qualidade de construção ou até na parte do marketing, mas também na altura em que chega, e na verdade como chega ao mercado.
Porém, isso não é só graças aos esforços da Apple! É também muito graças à falta de visão das suas rivais. A Apple tem a papinha toda feita!
Deixar a Apple sozinha no mercado 3 meses é idiótico!
O mundo dos smartphones não é estático, ou seja, evolui um bom bocado todos os anos, à medida que as muitas fabricantes intervenientes tentam mudar a sua estratégia, nem que seja apenas algo ligeiro, para tentar chamar a atenção dos consumidores.
Podemos assim olhar para a forma como a Xiaomi lança agora smartphones, com datas diferentes para o mercado Chinês e a Europa, e aparentemente com um foco muito maior na sua versão Ultra em 2024, visto que segundo alguns rumores o Xiaomi 14 Pro nunca vai chegar ao mercado Global. Curiosamente, podemos também olhar para a forma como a Samsung mudou o seu calendário de lançamentos, ao acabar com os seus sempre muito populares Galaxy Note de forma a aproveitar essa janela para dar uma maior importância aos seus dobráveis.
- Xiaomi 14 Pro nunca vai chegar à Europa!? Como assim!?
- Smartphones dobráveis vendem mais, mas é muito pouco!
Porém, se formos olhar para o mercado com olhos de ver, facilmente percebemos que a Apple nunca mexeu muito na sua forma de fazer as coisas.
Porque a Apple não precisa!
Sim, é verdade que passou a lançar 2 smartphones em vez de apenas 1, e mais tarde saltou para os 4 lançamentos anuais, que é a estratégia que podemos encontrar no mercado agora em 2023, e que provavelmente se vai repetir em 2024 visto que o novo SE só deverá ser uma realidade em 2025.
Mas o que interessa aqui não é a quantidade de aparelhos lançados… É a altura do calendário em que cada smartphone é lançado.
De forma mais concreta, já reparou que a Apple faz os seus lançamentos em Setembro, com as primeiras unidades do iPhone a chegar às prateleiras no final desse mês ou início de Outubro. Uma altura em que tem praticamente ZERO concorrência no mercado até mais ou menos Janeiro~Fevereiro. Ou seja, cerca de 4 meses sem qualquer concorrência no mercado!
Afinal, todo o ecossistema Android lança a sua nova geração de aparelhos no início de cada ano. Mais concretamente a partir dos lançamentos da Samsung em Janeiro~Fevereiro, e dos lançamentos da Xiaomi em Fevereiro~Março.
Isto é ainda mais grave quando temos em conta que a Apple tem a altura do Black Friday, Natal e Ano-Novo toda para si! Esta é a altura do ano em que se gasta mais dinheiro em tecnologia à face da terra. Quem é que tem dinheiro para comprar um smartphone em Janeiro, depois das prendas de Natal, viagens para juntar a família, e muita comida + festa do Ano Novo?
Juro… Não faz mesmo sentido nenhum. Quero a Samsung e Xiaomi mais interessadas em rivalizar a sério!
Consegue imaginar uma Samsung e Xiaomi a lançar ao mesmo tempo da Apple? Seria incrível! Uma rivalidade nunca antes vista. Mas não…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!