Tem de ter muito cuidado se ainda costuma enviar e receber SMS!

O Serviço de Mensagens Curtas (SMS) tem sido um elemento básico da comunicação nos dispositivos móveis desde os anos 90, quando chegou comercialmente nas redes móveis de todo o mundo. Entretanto com o passar do tempo os serviços de mensagens baseados no Protocolo Internet tornaram-se mais populares, mas os SMS continuam a ser muito utilizadas – e isto não é necessariamente uma coisa boa. Dito isto, tem de ter muito cuidado se ainda costuma enviar e receber SMS.

Tem de ter muito cuidado se ainda costuma enviar e receber SMS!

É verdade que as SMS são fáceis de utilizar. Para além disso estão presentes em praticamente todos os telemóveis e nem sequer é necessária a Internet para as utilizar. Este é um argumento convincente para que as SMS continuem a ser populares. No entanto, se quiser manter-se seguro e preservar a sua privacidade, não o deve utilizar.

Falta de encriptação de ponta a ponta

As SMS não têm encriptação ponta a ponta. De facto, as mensagens SMS são normalmente enviadas em texto simples. Isto significa que não existe qualquer tipo de proteção e que praticamente qualquer pessoa com conhecimentos suficientes pode intercetar uma SMS. Se o seu operador móvel utiliza algum tipo de encriptação, o mais provável é que utilize um algoritmo fraco e desatualizado, que só é aplicado durante o trânsito da mensagem.

utiliza SMS

A SMS depende de uma tecnologia desatualizada

A tecnologia SMS depende de um conjunto de protocolos de sinalização chamado Signaling System No. 7 (SS7), desenvolvidos na década de 1970. Está desatualizado e é altamente inseguro, o que as torna vulneráveis a vários tipos de ataques.

As entidades oficiais podem ler as suas mensagens SMS

Porque é que as falhas de segurança no SS7 ainda não foram corrigidas? Uma explicação possível é que os reguladores não estão particularmente interessados em fazê-lo, porque os governos de todo o mundo escutam os seus cidadãos. Quer esta seja a verdadeira razão ou não, é indiscutível que o seu governo poderia ler as suas mensagens SMS se quisesse. Nos Estados Unidos, as autoridades policiais nem sequer precisam de um mandato para aceder a mensagens com mais de 180 dias.

O seu operador armazena as suas mensagens

As mensagens SMS ficam nas operadoras durante um determinado período de tempo (a duração depende da operadora). Os metadados, que dizem respeito a informações sobre os próprios dados, ficam durante ainda mais tempo. Se não está preocupado com a possibilidade de as autoridades policiais lerem as suas mensagens, talvez queira saber que o seu operador móvel também pode aceder às mesmas. Embora seja verdade que as leis, regulamentos e políticas internas impedem os fornecedores de serviços móveis de espiar os utilizadores, o acesso não autorizado e as violações continuam a ocorrer.

RCS, SMS, Android alvo SMS

Não é possível cancelar o envio de uma mensagem SMS

Não é possível cancelar o envio de uma mensagem SMS. Assim que o destinatário a recebe, esta permanece no seu telemóvel indefinidamente, a menos que a apague manualmente. Enviar um SMS lamentável e embaraçoso é uma coisa, mas e se o telemóvel do destinatário estiver comprometido de alguma forma? E se tiver revelado numa SMS alguma informação pessoal que não deveria ter revelado? Este é provavelmente um cenário que preferia não contemplar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também