Não demorou muito tempo para a Microsoft confirmar e resolver o problema das ligações Wi-Fi interrompidas nas últimas actualizações do Windows 11 (versão 22H2 e 22H3). A 19 de dezembro, a Microsoft reconheceu os relatórios dos utilizadores e prometeu divulgar mais informações quando disponíveis. Após pouco mais de 24 horas, a empresa resolveu o problema usando o sistema de reversão de problemas conhecidos (KIR).
Microsoft resolveu o problema das ligações Wi-Fi interrompidas
A Microsoft recebeu relatos de um problema em que alguns adaptadores Wi-Fi podem não se ligar a algumas redes após a instalação do KB5032288. O site Neowin confirmou que este problema deve-se aos updates KB5032288 e pelo KB5033375. Conforme relatado, é mais provável que seja afetado por este problema se estiver a tentar ligar-se a uma rede Wi-Fi empresarial, educativa ou pública utilizando a autenticação 802.1x. Não é provável que este problema ocorra em redes domésticas.
A vantagem da reversão de problemas conhecidos é que não requer a desinstalação de actualizações nem a transferência de ficheiros ou correções adicionais. A Microsoft pode desfazer os danos remotamente. Também fornecer as correções necessárias aos sistemas afetados (dispositivos de consumo e não geridos) em cerca de 24 horas. A empresa afirma que é possível acelerar o processo reiniciando o computador.
As coisas são ligeiramente diferentes no lado empresarial, e os utilizadores com dispositivos geridos devem instalar a Política de Grupo chamada “Windows 11 22H2 KB5032288 231029_032011 Know Issue Rollback” para reparar o seu Wi-Fi. Pode transferir a política a partir do site oficial do Windows Health Dashboard.
O problema das ligações Wi-Fi interrompidas afeta os sistemas com Windows 11 versões 22H2 e 23H2 com KB5032288 e KB5033375 instalados. Assim não cria problemas às redes domésticas e o âmbito dos danos está limitado a pontos de acesso Wi-Fi empresariais, educativos ou públicos com autenticação 802.1x. Os utilizadores do Windows 10 também estão imunes ao problema.
Entretanto a Microsoft corrigiu também recentemente outro bug do Windows que estava a causar bugs de impressão estranhos e instalações de aplicações não utilizadas. No entanto, esse requer mais esforço – é necessário descarregar e executar um utilitário de resolução de problemas para que tudo volte a funcionar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!