Não há nada mais frustrante do que receber uma notificação de armazenamento completo no seu telemóvel, porque não poderá tirar fotografias ou fazer vÃdeos e instalar aplicações como faria normalmente. No entanto, pode libertar algum armazenamento do telemóvel se tiver cheio e felizmente não é complicado. Só tem de seguir os passos que lhe damos já a seguir.
Armazenamento do telemóvel sempre cheio? Isto resolve!
Remover músicas, podcasts e vÃdeos antigos
Se utiliza aplicações multimédia e serviços de streaming, como o Spotify e o YouTube, que lhe permitem descarregar músicas, podcasts ou vÃdeos, poderá ter ficheiros antigos que já não utiliza mas que estão a ocupar espaço. Assim quando opta por descarregar conteúdos multimédia dessas aplicações, está a descarregar uma versão local e offline do conteúdo para o telemóvel, o que ocupa capacidade de armazenamento.
Alguns podcasts e vÃdeos têm horas de duração, e é fácil esquecer a quantidade de armazenamento necessária para os manter no telemóvel.
É importante verificar frequentemente os seus downloads para garantir que não está a guardar ficheiros grandes. No Spotify, pode remover músicas e podcasts das suas transferências indo a uma lista de reprodução, clicando nos três pontos verticais por baixo da imagem da lista de reprodução e seleccionando Remover transferência. Isto irá remover toda a lista de reprodução das suas transferências.
No YouTube, basta ir à sua lista de reprodução de transferências, tocar nos três pontos verticais junto ao vÃdeo que pretende eliminar e selecionar Eliminar das transferências.
Verifique a sua galeria
Muitos de nós tiramos fotografias e vÃdeos que acabamos por não querer mas que nos esquecemos de apagar. Quer se trate de capturas de ecrã antigas, imagens desfocadas ou ficheiros duplicados, pode libertar uma quantidade surpreendente de espaço limpando a sua galeria desorganizada.
Pode fazê-lo de forma mais eficaz percorrendo álbuns especÃficos. No seu telemóvel, é provável que tenha um álbum para capturas de ecrã, um álbum para conteúdos multimédia do Instagram e assim por diante. Pode eliminar totalmente estes álbuns se não precisar deles, o que pode abrir uma boa quantidade de espaço de armazenamento. Em alternativa, pode percorrer as fotografias mais antigas e ver se encontra algum conteúdo esquecido que já não queira.
Entretanto se a aplicação da galeria do seu telemóvel tiver uma pasta de lixo, pode também esvaziá-la para libertar algum espaço extra. Quando uma imagem ou vÃdeo vai para a pasta do lixo, normalmente permanece lá durante 30 dias antes de ser permanentemente eliminado. Se não quiser esperar tanto tempo, pode limpar manualmente a pasta com alguns toques.
Verificar o conteúdo descarregado automaticamente
Talvez não saiba, mas algumas aplicações de redes sociais tendem a descarregar automaticamente qualquer conteúdo multimédia que uma pessoa lhe envie para o armazenamento interno do seu telemóvel. Por exemplo, se alguém lhe enviar um vÃdeo no WhatsApp, o seu telemóvel irá transferi-lo automaticamente para a sua galeria, se as definições o permitirem. Para evitar esta situação, desactive a definição Visibilidade de multimédia.
Esta definição pode ser diferente noutras aplicações. Por exemplo, terá de aceder a Definições > Fotografias e multimédia > Guardar fotografias e vÃdeos e desativar a opção no Facebook Messenger. Isto para evitar guardar automaticamente quaisquer fotografias que tire com a aplicação.
No Snapchat, tem de aceder a Definições > Memórias > Botão Guardar para alterar as definições de guardar automaticamente. Pode optar por guardar as suas fotografias apenas nas suas Memórias do Snapchat, no armazenamento interno do seu telemóvel ou em ambos. Mais uma vez, o processo é semelhante para outras aplicações de redes sociais.
Desativar aplicações indesejadas que não podem ser eliminadas
Alguma vez olhou para algumas das aplicações pré-instaladas no seu smartphone e pensou: “Nunca vou usar isto, então porque não posso apagá-las?” Embora não seja possÃvel eliminar determinadas aplicações, existe uma forma de minimizar o espaço que ocupam.
A maior parte das aplicações do telefone que não podem ser desinstaladas podem ser desactivadas. Assim isto aplica-se a muitas aplicações predefinidas que já estavam presentes quando comprou o telemóvel, tais como aplicações de jogos incorporadas, aplicações de controlo de passos e aplicações de carteira.
Entretanto a desativação de uma aplicação impede a sua execução em segundo plano. Também restringe a quantidade de armazenamento que os seus ficheiros de cache podem ocupar. Essas aplicações também deixarão de receber actualizações, o que é outra excelente forma de poupar espaço de armazenamento. Para desativar uma aplicação, basta manter o dedo sobre a mesma, tal como faria ao desinstalar e clicar na opção Desativar.
Agora já sabe como recuperar espaço se tiver o armazenamento do telemóvel cheio.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!