Como deve saber, a PlayStation 5 Pro é quase uma certeza nesta altura do campeonato. Aliás, já tivemos acesso a algumas das especificações técnicas da consola, porque os primeiros kits de desenvolvimento já começaram a chegar aos estúdios fora do ecossistema Sony, onde o controlo é muito menor por parte da gigante Japonesa.
Isto implica que além de já estar a perder, a Microsoft se encontra agora numa posição um pouco pior face ao início do ciclo de vida da Xbox Series S/X e PS5. Qual é a resposta? É bem curiosa!
Resposta da Microsoft à PS5 Pro é saltar uma geração!
O que se faz depois de perder uma gigantesca guerra, que foi aquilo que aconteceu no mais recente duelo entre a Sony (PS5) e Microsoft (Xbox Series S/X)? Bem, é preciso perceber o que falhou, e é preciso também perceber o que se pode mudar para ter sucesso no futuro.
- Afinal de contas, fazer a mesma coisa vezes sem conta, e esperar resultados diferentes… É parvo!
Assim, a Microsoft parece ter chegado à conclusão que tem tudo para criar um forte impacto no mercado na próxima geração, se chegar mais cedo às prateleiras, com bons serviços, e claro, bons jogos.
Sendo exatamente por isso que após as muitas aquisições de estúdios por parte da Microsoft nos últimos anos, e fraca prestação dos mesmos até aqui, tudo indica que os esforços já estão concentrados naquilo que vem a seguir.
A Xbox Next vai trazer hardware incrível (AMD Zen 5 + RDNA 5), processamento híbrido (Local + Cloud), e provavelmente muitos e bons jogos exclusivos para a sua plataforma.
Data de lançamento? Tudo aponta para 2026!
Ou seja, mais ou menos 1 ano antes da chegada da PlayStation 6.
Além de chegar mais cedo, a Microsoft também quer oferecer hardware de qualidade a um bom preço, bem como um leque de serviços incríveis, tudo para aproveitar os recentes exageros que a Sony tem vindo a fazer no seu ecossistema PlayStation.
Um exemplo disto pode ser a “oferta” de uma Subscrição ao Xbox Game Pass com suporte de anúncios publicitários. Algo que vai dar acesso a muitos e bons jogos a todo e qualquer jogador que queira dar o salto para a próxima consola da Microsoft. Isto em vez de continuar no ecossistema Sony PlayStation.
Uma boa ideia?
A acontecer, isto significa que a PS5 Pro só vai ter 2~3 anos de mercado. Aliás, com os rumores à volta de uma Xbox de nova geração a chegarem agora à Internet, já vamos ver muitos potenciais compradores da consola “Pro” da Sony a questionarem-se… “Será que vale a pena? Ou espero?”
Em suma, isto é uma repetição da estratégia da Xbox 360, que chegou ao mercado 1 ano antes, e custava menos 200€. Se tem tudo para resultar? Bem… O mercado mudou! Mas a Microsoft também tem muito mais poder agora relativamente a essa altura. Eu diria que sim, que bem feito, pode ser um rude golpe à rival Sony!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!