No início deste mês, ouvimos um rumor de que o Galaxy S25 e o S25 Plus poderiam utilizar um sensor de câmara principal da Sony em vez de um sensor ISOCELL da Samsung. Estávamos um pouco cépticos devido ao facto de a Samsung utilizar há muito tempo sensores de câmara próprios e de a gama Galaxy S25 estar a mais de um ano de distância. Agora, o leakster Revegnus reportou que o Galaxy S25 e o S25 Plus poderão utilizar o sensor Samsung ISOCELL de 50MP para a câmara principal. Mais especificamente, o leakster afirma que a Samsung poderia usar o sensor ISOCELL GN3.
Galaxy S25 pode manter a mesma câmara das versões anteriores
Esta é uma notícia decepcionante para o Galaxy S25 e S25 Plus. O ISOCELL GN3 é o mesmo sensor da câmara principal que foi utilizado no Galaxy S23 e no Galaxy S23 Plus, e também se espera que seja utilizado no Galaxy S24 e no S24 Plus.
I'm sorry… everyone… It's reported that Samsung may use the GN3 in the S25/25+. https://t.co/Hft9FS4cCf
— Revegnus (@Tech_Reve) December 18, 2023
De facto, o ISOCELL GN3 é praticamente idêntico ao ISOCELL GN5 utilizado no Galaxy S22 e S22 Plus. Os dois sensores possuem o mesmo tamanho de sensor de 1/1,56 polegadas e tamanho de pixel de um mícron. No entanto, o GN3 oferece uma melhor focagem automática e uma maior taxa de frames no modo burst.
Porque é que isto será uma má jogada?
A Samsung terá de se apoiar fortemente no software e no chipset para melhorar a qualidade de imagem. Isto caso volte a utilizar a mesma câmara principal. Mas o software e o processador são apenas duas partes da equação, e os melhores telemóveis com câmara combinam um excelente software, chipsets capazes e sensores de imagem maiores.
A combinação de um sensor grande, software excelente e muita potência permite melhorias como redução do ruído, aumento da gama dinâmica, vídeo com pouca luz mais limpo e mais brilhante, modos noturnos mais rápidos e retratos com pouca luz melhorados. Esta combinação pode também permitir novas funcionalidades, como a astrofotografia portátil.
Vale a pena sublinhar que a série Galaxy S25 ainda está longe de ser lançada. Assim as coisas podem mudar entre agora e a data de lançamento prevista para janeiro de 2025. Por isso, é melhor não aceitar esta fuga de informação como algo totalmente certo. No entanto, não seria a primeira vez que uma marca de telemóveis Android manteria um sensor de câmara principal muito depois do prazo de validade.
A Google anteriormente insistia em usar os sensores IMX362 e 363 de 12,2 MP como a câmera principal para cada Pixel da série Pixel 2 de 2017 ao Pixel 5 de 2020 (bem como o Pixel 6a de 2021). Felizmente, o Google mudou para o ISOCELL GN1 de 50MP muito maior para o Pixel 6. Assim esperamos que a Samsung não siga o mesmo caminho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!