O seu smartphone continua muito atento ao que você diz!

É inegável que hoje em dia existe uma maior preocupação com a privacidade dos utilizadores, especialmente quando o tema é o smartphone, um dos aparelhos mais sensíveis que utilizamos no nosso dia-a-dia, onde podemos encontrar quase tudo sobre uma pessoa, e por vezes acerca de amigos e familiares.

Mas, se pensa que está seguro… Bem… É óbvio que não.

O seu smartphone continua muito atento ao que você diz!

smartphone, redes móveis

Portanto, segundo uma empresa focada nos anúncios publicitários na Internet, apesar de tudo o que tem vindo a ser feito e dito, os nossos aparelhos continuam muito atentos ao que dizemos no nosso dia-a-dia.

De certeza que já lhe aconteceu! Estar a falar de querer um monitor novo para o seu PC de trabalho, ou que o seu telemóvel está a começar a falhar e que se calhar precisa de reforma, e da próxima vez que vai à Internet aparecem logo anúncios publicitários a apontar algumas promoções para esses mesmos produtos. Bem… Não é um acaso do destino.

Pois bem, segundo uma subsidirária da Cox Media Group (Local Solutions), é possível aproveitar tecnologia de audição ativa para enviar anúncios publicitários aos utilizadores com uma taxa de acerto extremamente alta. Este método utiliza smartphones, colunas, relógios, smart TVs, entre outros produtos inteligentes equipados com microfones, para perceber quais são as intenções dos potenciais consumidores/alvos.

Infelizmente, o representante da Local Solutions não explicou como acontece esta recolha de dados aparentemente ilegal. Porém, afirmou que é possível enviar anúncios desde produtos de eletrónica, até seguros de casa.

O seu smartphone está sempre a ouvir e vender os seus dados?

As coisas não são assim tão simples.

Sim, os nossos aparelhos têm a capcacidade de nos ouvir, isso não é novidade para ninguém.

Porém, o que acontece na realidade não depende apenas e só do seu smartphone, mas sim das apps e serviços que instala neste aparelho, e que por sua vez pedem autorizações para tudo mais um par de boas. Autorizações que muito provavelmente você dá sem sequer perceber o que está a fazer.

Posteriormente estes dados são por sua vez vendidos a outras empresas, e são utilizados para este tipo de coisas.

Em suma, as grandes empresas estão muito atentas ao que você diz, quer e gosta. Estamos a falar de gigantes como a Google, Apple, Facebook (Meta), ou até algumas fabricantes de smartphones. Quem sabe? 

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também