Se porventura for como eu, fez muitas das suas compras de Natal online em lojas super low-cost, que além de já serem baratas por natureza, investiram bastante em campanhas extremamente interessantes durante a altura do Black Friday.
Lojas online super low cost? Sim, estamos a falar do Aliexpress, da Temu, e claro, da Wish. São plataformas que não obviamente não prometem qualidade, mas que apresentam produtos para todos os gostos, (quase) todos eles a preços absolutamente incrÃveis.
Aliás, no caso da Temu, a frase de marketing da plataforma é “faça compras como um bilionário”, não na qualidade mas sim na quantidade. Já viu a quantidade de coisas que pode comprar a 1€, 2€ ou 3€? É muito apelativo para os consumidores, e claro, estes aderem em força.
Adoramos coisas baratas! A Temu, Wish e Aliexpress já perceberam isso!
Portanto, pensava que era só o Português a gostar de uma boa pechincha? Bem, nem por isso. Todos os consumidores adoram um bom negócio, seja este um Português, um Espanhol, um Alemão ou um Norte-Americano.
Sendo exatamente por isso que temos visto várias lojas como as mencionadas em cima a chegar ao mercado, e do nada a chegar ao estrelato. Aliás, a premissa de tudo isto nem está só no preço… Está mesmo na facilidade e praticabilidada da coisa.
Estas lojas oferecem produtos para tudo e mais alguma coisa, a preços incrivelmente baixos. Assim, mesmo que o produto em si não seja grande coisa, a realidade é que já o comprou, nunca teve grandes expetativas, e a sua “fome” de comprar algma coisa foi saciada.
Aliás, é provável que até volte a comprar uma e outra vez, porque é fácil, é barato, e por vezes dá jeito.
Tem ideia do dinheiro que estas lojas fazem?
Para ter uma boa ideia do dinheiro que é feito, vamos olhar para a Temu, a mais recente das “big 3”.
A Temu fez cerca de mil milhões de dólares em vendas até Junho de 2023. Um número que parece irrisório, especialmente quando comparado aos 477 mil milhões de dólares anuais da Amazon.
Mas… A Temu tem pouco mais de 1 ano de existência!
De onde vem o sucesso?
Caso não saiba, a Temu perde dinheiro em cada venda, especialmente quando envia para o mercado Norte-Americano, com alguns dados a apontar para uma perda de 20~30 dólares em cada envio.
- Um número que pode ou não estar desatualizado no final de 2023, e que pode nem sequer fazer sentido para outros mercados como é o caso do Europeu.
Mas uma coisa é certa, a Temu é uma aventura com um potencial incrÃvel, visto que a plataforma online de venda de produto pertence a um dos maiores conglemerados Chineses, a PDD Holdings, que também tem na sua rede a Pinduoduo. Aliás, há quem diga que isto é apenas uma experiência da PDD, para se expandir para outros mercados, ganhar presença, e depois começar a experimentar outros tipos de produtos e plataformas.
Curiosamente, é uma aventura de sucesso, porque tudo isto provou aquilo que muitos de nós já sabiámos. Os consumidores adoram comprar, adoram a experiência de “encontrar um negócio imperdiável”, quase como se fosse uma caça ao tesouro.
O que é curioso no meio disto tudo, é que o algoritmo de pesquisa sabe disto, e por isso mesmo, toda a caça ao tesouro é uma mentira. A app já sabia que você ia ver aquele produto, e que se ia sentir muito tentado a comprá-lo.
Tudo funciona porque os consumidores adoram produtos baratos, mesmo que no fundo estes não valhem nada. É incrÃvel não é?
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