Comprar carro em 2023 ou 2024? É a altura correta!?

É inegável que o automóvel nunca teve tanta tecnologia como agora, sendo exatamente a desculpa da “Leak” para começar a fazer ensaios a automóveis recentes no Mercado Português em 2018.

O que torna a coisa curiosa, porque os ciclos começam a ser muito parecidos. Afinal, se comprar tecnologia parece ser um erro em 2024 se porventura quiser estar na vanguarda da coisa, a compra de um carro novo no final de 2023 e início de 2024 parece estar no mesmo exato caminho.

Ou seja, se no mundo da tecnologia, mais concretamente no lado dos smartphones, ninguém sabe muito bem o que a implementação da Inteligência Artificial vai dar, e por isso as fabricantes não parecem ainda muito dispostas a mudar designs, ou filosofias de desenvolvimento, algo de muito similar está a acontecer no mundo automóvel. Ou seja, o mercado automóvel está a mudar tanto, que os consumidores não sabem o que podem ou devem comprar!

Comprar carro em 2023 ou 2024? É a altura correta!?

tira as manchas do banco

Portanto, tal e qual como qualquer outro mercado, e até já dei o exemplo do mundo dos smartphones, o mercado automóvel também está sujeito a mudanças e a tendências novas, que podem fazer uma grande diferença para os consumidores.

O preço de automóvel, seja este novo ou usado, não está escrito na pedra, é dinâmico, e por isso pode mudar de um dia para o outro. Aliás, tivemos um exemplo incrívelmente esclarecedor disto mesmo com a crise de chips dos últimos anos.

Mas não é só a crise a afetar a cabeça dos condutores que gostariam de ter um carro novo. É mesmo o facto de tudo estar a mudar, e por isso as escolhas de antigamente já não servem.

Vamos olhar para alguns sub-temas?

1. Crise de Chips

No fundo, a crise de chips já terminou, porém… Continua a ter um profundo impacto no volume de automóveis produzidos, e talvez mais importante que isso, que automóveis são produzidos em maiores números.

As fabricantes estão a apostar todas as fichas nos modelos mais lucrativos, e como tal, além do encarecimento consequência da crise, e da inflação, temos ainda alguma arrogância e ganância.

‍2. Procura desmedida!

carro, importar, alemanha, mercedes

É incrível, mas a procura por novos automóveis continua extremamente alta. Existem fabricantes com listas de espera de vários meses, para alguns dos veículos mais desejados do momento.

Por exemplo, quando fiz o ensaio ao Volvo C40, o tempo de espera era de mais ou menos 9~10 meses. Entretanto, para o Renault Austral Híbrido, este valor já caia para 3~4 meses se quisesse encomendar um automóvel à sua medida.

O que acontece quando a procura é superior à oferta? Os preços sobem!

3. Eletrificação

A eletrificação parece ser o futuro do mundo automóvel, e está a chegar a um ritmo incrível a todos os mercados. Porém, também é algo que trás alguns problemas. Afinal de contas, um carro elétrico continua a ser um pouco mais caro relativamente a um qualquer modelo a combustão equivalente.

Ainda existem muitas dúvidas acerca das baterias, seus carregamentos, e potencial ciclo de vida. 

Há muitos condutores sem a capacidade de carregar em casa, etc… Além disso, fica sempre a ideia de que é melhor esperar, porque as baterias vão melhorar de forma muito significativa. Tudo obstáculos que continuam a desviar consumidores para os motores a combustão. Bem… Na realidade… Para a gasolina, porque o Diesel está neste momento moribundo no mercado.

Curiosamente, existem agora muitos condutores com a ideia de que vão dar o salto em 2025, na altura em que vamos começar a ver vários carros elétricos “decentes” a partir dos 25 mil euros. Porém, ninguém sabe muito bem o que isto significa na vida real. O que é um carro elétrico de 25 mil euros? É assim tão especial? É esperar para ver.

4. Aguentar e manter o seu carro!?

Existe uma razão para o parque automóvel Português ser muito antigo… É muito mais barato manter um carro velho, mesmo que este esteja cheio de problemas, do que comprar um carro rigorosamente novo.

É exatamente por isso que existiram tantos protestos com o aumento do IUC. Existem muitos Portugueses agarrados a carros velhos, não por teimosia, mas sim por necessidade.

Em suma, quando um Português compra um carro novo, ou é caso de luxúria, ou é porque precisa mesmo de um carro. Sendo também exatamente por isso que a grande maioria dos carros vendidos vem do mundo dos usados.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É a altura certa de comprar carro? Ou ainda é altura de esperar para ver? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também