Apesar de muitos dos aparelhos electrónicos atuais funcionarem sem fios (mesmo que, inevitavelmente, necessitem de ser carregados através de algum tipo de ligação com fios), ainda há muitos que precisam de ficar presos a uma fonte de alimentação. Tudo isto é bom, exceto que, por vezes, esses cabos de alimentação são demasiado curtos para o espaço onde estão. É por esse motivo que acaba por necessitar de uma extensão. E se precisar de ligar mais do que uma coisa de uma extensão com tomadas adicionais. Mas atenção, não deve comprar qualquer extensão que encontrar. É por isso que também tem de saber o que significam as letras no cabo das extensões elétricas.
Sabe o que significam as letras no cabo das extensões elétricas?
Tal como os aparelhos electrónicos, os cabos de extensão são concebidos segundo uma série de critérios. Isto no que diz respeito ao consumo de energia (ou, neste caso, à transferência). Tal como nem todos os cabos USB são iguais, nem todos os cabos de extensão são concebidos para suportar a mesma quantidade de amperagem, volts ou condições ambientais. É extremamente importante evitar a utilização de um cabo que não consiga suportar a carga de qualquer coisa a que o esteja a ligar. Caso contrário, corre o risco de sofrer choques eléctricos, danificar dispositivos ligados à corrente ou até mesmo incêndios.
Eis alguns indicadores a verificar na etiqueta de um cabo, para se certificar de que pode fazer o que precisa em segurança.
J significa que está isolado para até 300 volts. Se não vir um J, o cabo deve ser não isolado para até 600 volts.
P significa construção de fio paralelo. Assim pode suportar dispositivos interiores maiores, como aparelhos de ar condicionado.
S é um cabo feito para uso geral em interiores e que deve funcionar bem com aparelhos mais pequenos. No entanto, se apenas vir o S e nenhuma outra letra, evite utilizar o cabo para cargas maiores ou em espaços que possam causar desgaste no próprio cabo.
O W destina-se à utilização no exterior. Tem um isolamento feito especificamente para resistir aos elementos. No entanto, também funciona em interiores.
A amperagem indica a quantidade de corrente que o cabo pode suportar. Mas, em geral, um cabo de menor calibre suporta cargas de maior amperagem. Verifique a amperagem do dispositivo (ou a amperagem total para vários dispositivos) que está a ligar para se certificar de que não está a exceder os seus limites.
Entretanto também deve certificar-se de que o cabo que está a comprar tem três pinos (e não dois), o que é essencial para reduzir as hipóteses de choques e curtos-circuitos. Assim se as tomadas da sua casa só têm dois pontos de contacto, é melhor atualizar a instalação eléctrica por razões de segurança. A terra faz mesmo falta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!