Costuma chegar ao carro e não ter bateria? Pode ser por isto!

Determinar a causa do descarregamento prematuro da bateria não tem de ser um desafio se souber onde procurar. Num cenário ideal, uma bateria de automóvel típica tem uma vida útil de três anos ou 36 meses, e não deverá ter problemas com arranques difíceis ou esgotamento da bateria nesse período médio. As baterias são consumíveis e precisam de ser substituídas a cada três ou quatro anos. No entanto, por vezes, o tempo nem sequer chega a isso. Assim se costuma chegar ao carro e não ter bateria pode ser por isto!

Costuma chegar ao carro e não ter bateria? Pode ser por isto!

A drenagem persistente da bateria significa que é necessário resolver potenciais problemas. Especialmente quando se trata de uma bateria de automóvel relativamente nova ou novinha em folha. Lembre-se que o seu veículo consome energia mesmo quando o motor não está a funcionar. O alarme de segurança, o CPU e as definições do veículo armazenadas consomem alguma energia quando o carro está em repouso. No entanto não consomem demasiada energia para deixar a bateria descarregada. Isto a menos que haja algo de errado com os sistemas eléctricos do carro.

bateria do automóvel durar mais, salvar a bateria do carro, bateria do carro a perder a carga

Não importa se tem um automóvel típico a gasolina ou a gasóleo. Qualquer automóvel é suscetível de ficar sem bateria, especialmente à medida que envelhece.

Porque é que a bateria do meu carro está a descarregar?

Uma das piores sensações do mundo é entrar no carro, rodar a chave (ou premir um botão) e não acontecer nada – nem sequer um estremecimento. Em alguns casos, o motor de arranque engata ligeiramente, mas não consegue pôr o motor a trabalhar. Tudo isto aponta para uma bateria de automóvel descarregada ou avariada. Mas o que é que faz com que as baterias mais recentes gastem energia?

Problemas com o alternador

O alternador do seu automóvel recarrega a bateria durante a condução, assegurando energia suficiente para fazer arrancar o motor. Se houver algo de errado com o alternador, uma carga fraca ou insuficiente pode deixá-lo incapaz de recarregar a bateria. Procure uma luz de aviso do alternador acesa no painel de instrumentos ou peça a um especialista para verificar se o alternador tem algum curto-circuito ou desgaste elétrico.

bateria, recarregar

Perda de potência parasita

A bateria de um automóvel pode descarregar-se rapidamente se os sistemas eléctricos funcionarem com um consumo parasita. Deixar as luzes interiores acesas quando o carro está estacionado pode esgotar significativamente a bateria. Certifique-se de que todas as luzes da bagageira, das portas, do porta-luvas e do habitáculo estão desligadas antes de sair do automóvel.

Danos ou corrosão

Verifique se os cabos e terminais da bateria apresentam danos visíveis, desgaste e corrosão. Estes podem causar dificuldades de arranque, problemas eléctricos e descarregamento da bateria. A boa notícia é que só precisa de artigos domésticos do dia a dia para limpar os terminais da bateria.

Condições climatéricas extremas

Conduzir com tempo muito quente ou muito frio pode ter um impacto negativo na carga da bateria do seu automóvel. Se vive em locais com condições climatéricas adversas, considere atualizar para uma bateria AGM (Absorbent Glass Mat) ou EFB (Enhanced Flooded Battery) que dura mais tempo e resiste melhor aos elementos do que uma bateria de chumbo-ácido normal.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também