Esta semana tem sido a loucura quando o tema são rumores acerca do ecossistema Sony PlayStation, especialmente à volta de uma muito provável PlayStation 5 Pro, a ser lançada algures durante o ano de 2024. Mas, apesar de muito parecer fazer sentido, a realidade é que existem alguns detalhes que parecem tirar muita da credibilidade que o “leak” parecia trazer para cima da mesa.
PlayStation 5 Pro: Calma! Rumores são estranhos!
Portanto, apesar de acreditar numa Sony pronta a apostar num SoC completamente renovado, baseado numa mistura entre as arquiteturas Zen 2 para o CPU e RDNA 3 para o GPU, existem alguns dados estranhos no campo das frequências.
Mais concretamente, vários especialistas de hardware estão a apontar para a frequência de 2233Mhz no novo GPU do SoC ‘Viola’ da PlayStation 5 Pro. Porquê? Bem, porque a frequência do novo GPU é um pouco inferior à frequência do GPU que dá vida à PS5 “normal”.
De forma muito resumida, com uma redução na frequência do GPU, é muito provável que existiriam problemas no suporte a todos os jogos já lançados para a PS5. Ou seja, problemas na retrocompatibilidade entre plataformas Pro e Não-Pro.
Ainda assim, a frequência pode ser apenas um erro e tudo o resto estar correto.
Em suma, seja os rumores verdadeiros ou não, é 99% certo de que a PlayStation 5 vai ser uma realidade. Algo que muito honestamente acho não fazer muito sentido!
Visto que esta geração de consolas começou de forma muito lenta. Com a Sony e Microsoft a ultrapassar todos os desafios da crise de chips consequência da pandemia apenas em 2023.
Será que faz sentido lançar uma versão Pro da PS5 em 2024, quando a grande maioria dos jogadores ainda está a fazer a transição para a PS5? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!