Ainda se lembra de tudo o que foi dito acerca do aumento da complexidade no desenvolvimento e produção de novos processos para dar origem a chips ainda mais avançados, poderosos e eficientes nos próximos anos? Mais concretamente, que os 3nm deveriam ser o padrão durante alguns anos, para dar algum tempo à TSMC para desenvolver os 2nm?
Pois bem, ao que tudo indica, a TSMC voltou a ganhar confiança nas suas capacidades, e por isso vamos ver os 2nm já em 2025. Quem é que vai ter acesso antes de toda a gente? Adivinhe lá!
2nm já em 2025! Apple pronta a apostar na tecnologia!
Portanto, ao que tudo indica, o processo de 2nm da TSMC vai começar a ser produzido em massa já em 2025, e pelos vistos, a Apple está pronta a pagar por uma exclusividade de acesso, tal e qual como fez com o recentemente lançado processo de 3nm.
Aliás, apesar do facto de já terem passado alguns meses desde que o iPhone 15 chegou às prateleiras, a realidade é que a Apple continua a ser a dona e senhora dos 3nm, e deverá continuar a sê-lo até meados de 2024, ou quem sabe, início de 2025.
Ainda assim, como a evolução não pode parar, a Apple já sorri para um novo salto evolutivo exclusivo apenas e só para si. Ou seja, o processo de 2nm (N2) da TSMC vai muito provavelmente servir de base para os processadores do iPhone 17 Pro e 17 Pro Max em 2025.
Será mesmo verdade?
Muito honestamente, não estou a ver a Qualcomm, MediaTek, AMD, NVIDIA, etc… A deixar isto acontecer… Outra vez.
Sim, é verdade que a Apple tem dinheiro de sobra para voltar a fazer a mesma brincadeira. Mas, na minha mais honesta opinião, acho que isto é apenas uma jogada da TSMC para meter as grandes do mercado a negociar, de forma a valorizar os seus futuros processos de produção.
Bem, vamos esperar para ver.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!