Há bastante tempo que o Google Docs integrou um menu que surge quando se introduz o caractere @. A ideia é simples. Permitir que as pessoas sobrecarregassem os seus documentos com blocos de construção personalizados, listas, marcadores e muito mais. Por enquanto, este menu suspenso aparece quando se escreve o sinal @ numa página do Docs. Mas a Google pensa claramente que isso não é suficiente e uma nova atualização irá torná-lo mais visível. Google Docs torna uma função obrigatória e nem todos vão gostar!
Google Docs torna uma função obrigatória e nem todos vão gostar!
Detalhando as alterações numa publicação no blogue do Workspace, a Google afirmou que o botão @ apareceria sempre que o utilizador saltasse para uma linha em branco na página do Docs. Este método, de acordo com a Google, “aumenta a produtividade e poupa tempo”. No entanto, não existe atualmente nenhuma opção para o desativar se não quiser que o sinal apareça sempre.
Segundo as próprias palavras da Google, este botão seria definido como ativo por defeito, e não existe qualquer opção para o desativar. Portanto, se utiliza frequentemente o Google Docs para escrever coisas a única opção é habituar-se ao sinal que aparece de cada vez ou mudar para outra alternativa. No entanto isto pode não ser uma grande ideia.
É verdade que esta função é útil no Google Docs, uma vez que torna a vida infinitamente mais fácil se o seu trabalho envolver muito mais do que apenas escrever artigos. No entanto, não há mal nenhum em limitar esta funcionalidade a quem precisa dela, em vez de utilizar uma abordagem única.
A Google afirma que este novo botão @ será disponibilizado a todos os utilizadores do Workspace, incluindo os que têm contas pessoais.
Mas o calendário de implementação será evidentemente diferente, esperando-se que alguns utilizadores o recebam na primeira semana de janeiro de 2024, enquanto outros poderão ter a sorte de o ver muito antes do final do ano.
No entanto, nem todas as adições de funcionalidades do Google Docs são tão controversas. Depois de passar alguns meses na fase beta, a equipa do Workspace lançou as capacidades de assinatura eletrónica na semana passada. Claro que isto chega com algum atraso. Tudo porque a função de assinatura eletrónica já é suportada por serviços bem conhecidos, como o Adobe Acrobat, o DocuSign e muitos outros. Seja como for o aparecimento mais alargado nas aplicações Docs e Drive torna-a acessível a todos, poupando ao mesmo tempo o trabalho de mudar para outra aplicação para obter assinaturas digitais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!