O Android é um sistema operativo incrível, isto mesmo no seu formato ‘base’. Aliás, muitos utilizadores preferem um Android mais limpo, por ser um SO mais rápido, ágil e até amigo da autonomia da bateria.
Porém, por vezes a limpeza também significa que algumas funcionalidades muito interessantes têm de ficar de fora.
Um destes exemplos é o espaço privado que já existe em várias versões personalizadas do Android, mas que até aqui continuava a não ser algo comum, disponível para todos. De forma mais concreta, é algo que já poderia encontrar em smartphones de algumas marcas específicas como é o caso dos Samsung Galaxy (Pasta Segura). Mas, ao ser algo desenvolvido pela Samsung e não pela Google, sempre foi uma funcionalidade estranha, que estava ali um bocado à sorte.
Isso muda agora!
Smartphones Android têm um espaço privado nativo. Tem segredos!?
Portanto, com o Android 14 QPR2 Beta 2 já temos acesso a várias novas funcionalidades a partir dos aparelhos suportados, como é o caso dos smartphones Pixel. Uma das mais interessantes é o Espaço Privado nativo, que ainda não está completamente funcional, mas já demonstra muito potencial.
Como aceder? Como funciona?
Quando tiver a versão mais recente do Android instalada no seu smartphone, basta ir a Definições – > Segurança e Privacidade -> Espaço Privado.
Como funciona? Bem, na realidade de forma muito similar à Pasta Segura da Samsung. Isto significa que é um espaço protegido onde poderá guardar (leia-se esconder) aplicações, ficheiros, ou até pastas completas. Provavelmente também será possível esconder fotografias, vídeos, áudios, e até informações de navegação. Como deve imaginar, apenas poderá entrar quem souber a palavra-passe ou código-chave.
Antes de mais nada, acha que isto é algo necessário para um Sistema Operativo? Vai dar-lhe jeito? Tem segredinhos sujos? Como é normal, todos nós temos segredos, e como o smartphone é o nosso aparelho computacional de eleição, é onde existem mais informações a recolher, sejam estas sensíveis ou não. Pode dar muito jeito!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!