Quer notícias reais ou “coisas” escritas por Inteligência Artificial!?

Caso ainda não tenha percebido, a Inteligência Artificial veio para ficar, e na cabeça de muito boa gente, vai ser uma revolução tão ou mais importante que a revolução industrial. Tudo vai mudar! A forma como trabalhamos, jogamos PC ou Consola, ou até viajamos.

Isto é algo que vamos começar a notar nos próximos tempos no mundo dos smartphones, muito provavelmente já a partir do início de 2024 com o lançamento dos novos Galaxy S24. A Samsung quer ser a primeira fabricante a oferecer uma experiência móvel baseada em inteligência artificial, e no meio de tudo aquilo que irá implementar, dentro do que correr bem e mal, vamos mesmo ter um vislumbre do futuro.

Mas, a Inteligência Artificial é muito mais que algumas coisas giras no smartphone ou no PC. Conseguir implementar IA a sério, é ter acesso a inumeras ferramentas capazes de o ajudar no trabalho do dia-a-dia, e em alguns casos, podem até fazer o trabalho por si.

Isto é algo que me meteu algum medo no início da loucura com o ChatGPT. Afinal, o meu dia-a-dia passa por escrever “coisas” aleatórias a Internet tendo como base um Português bastante questionável. Ou seja, a meu ver, eu nem sou grande coisa nesta “cena”. Por isso, vir um qualquer “robot” roubar o meu lugar, seria quase como um adulto a roubar um doce a uma criança.

Mas será que é mesmo isso que ver na Internet? Conteúdo apenas e só gerado de forma automática, sem qualquer alma? Sem qualquer opinião? Bem… Duvido!

Quer notícias reais ou “coisas” escritas por Inteligência Artificial!?

intel, IA

Portanto, num jantar de Natal com colegas de trabalho ontem, falámos um pouco sobre isto. Alguns colegas defendem que a IA pode ser uma aliada para melhorar a qualidade de cada artigo, enquanto outros até acham que a IA pode fazer grande parte do trabalho, ficando apenas um editor a “controlar”.

Pessoalmente, acredito que a Inteligência Artificial, como ela é hoje, pode ser um “co-piloto”, curioso o mesmo exato nome que a Microsoft está a dar à nova funcionalidade do Windows 11. Ou seja, nós fazemos tudo, mas temos ali um parceiro pronto a dar uma ajuda.

Acredito que este seja o caminho por duas grandes razões!

Primeiro: Quem publica “coisas” na Internet, seja um criador de conteúdo, um jornalista, ou um qualquer outro utilizador casual, é antes de mais nada uma pessoa! Com as suas próprias opiniões, a sua própria forma de passar uma mensagem, etc… Tudo aquilo que esta pessoa fizer, vai ter um pouco da sua alma, ou pelo menos um pouco da sua maneira de ser.

Sim, é verdade que podemos pedir a um ChatBot para fazer piadas, para ser irónico, etc… Mas é a mesma coisa? Eu acredito que não.

Segundo: Todo o conteúdo presente na Internet, que está agora a servir para treinar vários modelos de linguagem, foi criado por alguém. Por pessoas. Aliás, quando sair o Galaxy S24 Ultra e você quiser uma opinião especializada sobre o telemóvel, o ChatGPT não vai ser capaz de a dar. Sabe porquê? Porque ainda ninguém falou sobre o telemóvel nessa mesma Internet.

Os modelos de linguagem são extremamente inteligentes porque são baseados em tudo aquilo que já está presente na Internet. Não é uma inteligência que caiu do céu, ou que se originou do vazio. Alguém teve de a criar, e à medida que as coisas vão avançando, vai ser preciso continuar a criar conteúdo, para voltar a treinar esses mesmos modelos.

Conclusão

Claro que num futuro talvez não tão longíquo quanto isso, poderá existir uma inteligência artificial capaz de analisar um qualquer aparelho, e dar a sua opinião honesta. Nessa altura vou ter de arrumar a trouxa e ir para um qualquer lar de terceira idade. Mas… Ainda não!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também